28 março 2024 - 2:01
- Anúncio -

Bandeira contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes foi tema no Legislativo em Orleans

Entre os assuntos abordados na tribuna da casa legislativa de Orleans nesta segunda- feira,17  o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado hoje, dia 18 de maio.

A vereadora Mirele Debiasi, presidente da Casa Legislativa de Orleans, utilizou a tribuna  para lembrar a data e alertar os fatos. O crime pode ocorrer em várias idades independente de classes sociais, podendo ser em forma de abuso ou exploração. ” Acontece todos os dias, não só no município de Orleans, e é tão triste quando a gente ouve que uma criança está sendo explorada. Dói no coração”, alertou ela.

Conforme dados nacionais, somente no ano de  2019, 86,8 mil registros de violação de direitos de crianças e adolescentes foram feitos pelo Disque Direitos Humanos, tendo um aumento de 14%. A violência sexual figura em 11% destas denúncias, o que equivale a mais de 17 mil ocorrências ressaltou a vereadora. No estado de Santa Catarina, com dados de meados de 2020, foram 675 crimes de estupro contra menores. Em Orleans de janeira amaio foram registrados 10 casos.

“Solicitei os dados ao Conselho Tutelar de Orleans, que é quem atua na prevenção e no auxílio às vítimas, conforme os relatórios desde o mês de janeiro. Neste ano de 2021, ja foi registrado 10 casos acerca deste tema em nosso município”,  relatou.

A vereadora alertou para a importância da conscientização. Pois conforme ela “as vítimas  em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual. É de extrema relevância que a gente comece a trabalhar este tema, em especial nas escolas”.

Ela ainda coloca que muitas crianças vítimas não têm noção de que estão sofrendo violência. Na maior parte dos casos, a violência sexual é cometida por alguém próximo à criança. Então, ela não tem ainda conhecimento para identificar que aquilo é algo errado”,explicou.

Canais de denúncia – além do Disque 100, 181 e 190 – está o WhatsApp do plantão do Conselho Tutelar de Orleans, através do número (48) 98833-9180.

Saiba Mais:

  • Abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
  • Exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

 

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-