17 abril 2024 - 3:58
- Anúncio -

Autismo: Deputado visita Apae que tem aluno autista entre os primeiros beneficiados da lei que garante pensão especial

A Lei 18.557/2022, de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso, que garante ao autista severo o direito de receber pensão especial, já beneficiou mais de uma dezena de catarinenses desde que foi regulamentada. Em roteiro pela região Sul, o parlamentar visitou na semana passada a Apae do município de  Içara, onde um aluno da instituição foi um dos primeiros beneficiados pela nova legislação.

A primeira Portaria publicada no Diário Oficial do Estado garantindo o beneficio da pensão, ocorreu no dia 30 de março. Desde então doze já foram publicadas.

“É uma satisfação enorme ver o resultado de uma lei que criamos chega lá na ponta, ser efetiva e beneficiando quem precisa de apoio do Estado”, afirma o deputado que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Alesc.

Ele ressalta a importância das Apaes e Amas na orientação das famílias sobre a existência lei e no apoio no processo de requerimento do beneficio.

Nas redes sociais a direção da  Apae de Içara agradeceu a visita do parlamentar e o trabalho em prol das pessoas com com deficiência.

Como ter acesso

Para ter direito a pensão especial, a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos e o beneficiário deve residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos.  Também é exigido laudo elaborado por equipe multidisciplinar dentro da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

Para requerer a pensão especial é preciso agendar atendimento na FCEE ou nas instituições credenciadas em todo o Estado (Apaes, Amas e outras)

No site da FCEE tem o passo a passo para solicitar a pensão. Basta acessar o Link –

Assessoria de Comunicação – Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso – PSDB

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-