Na próxima segunda-feira (02/09), será lançado audiovisual Preservação de Imaginária Sacra, às 19h30 no Salão da Capela do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. A correta manipulação, acondicionamento e zelo desses bens culturais e religiosos serão temas abordados no audiovisual. Também a demonstração de ações básicas de preservação e conservação, bem como a identificação dos agentes de degradação e as principais medidas a serem adotadas para as imagens preservadas.
O evento é aberto para a toda a comunidade orleanense, Conselhos Pastorais Comunitários, os zeladores das igrejas, capiteis e grutas do município de Orleans. Além do audiovisual, será realizado pela equipe do projeto, Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon, uma ação prática de como higienizar e conservar as imagens sacras, bem como possíveis soluções para alguns problemas encontrados em imagens.
“A ideia do projeto é auxiliar na manutenção das imagens, independente do ambiente que elas estejas. Alguns cuidados são essências para preservação destes bens culturais e religiosos, para que não precise chegar na restauração ou a perda total da imagem” destaca Valdirene Böger, integrante do projeto.
O audiovisual é resultado do projeto cultural, proposto pela Preservare, contemplado pelo Edital nº 02/2023 “Orleans audiovisual: Dote de uma Princesa”, executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio do Departamento de Cultura de Orleans.
Colaboração: Valdirene Böger Dorigon / Museóloga