29 setembro 2020 - 5:46

Atendimento de suspeitos de Covid-19 podem ser realizados no Centro de Triagem ou Hospital

O Centro de Triagem, instalado no ESF São Francisco de Assis, no Bairro São Francisco de Assis, em Braço do Norte, realizou nesta terça-feira, 21 de julho, 281 atendimentos. Desde a sua implantação, em 25 de março, 7883 pessoas passaram pelo local.

A boa notícia é que o Município conta, desde o início da pandemia, com duas frentes de atendimento. Além do Centro de Triagem, também é possível receber atendimento no Hospital Santa Teresinha (HST), que reservou uma ala específica para o enfrentamento da Covid-19.

O protocolo de manejo de pacientes sintomáticos e com síndrome gripal, elaborado pelo diretor técnico médico da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte, dr. João Eugenio Henrique Heidemann e Silva, que disponibiliza os medicamentos Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina, Sulfato de zinco, Oseltamivir e Vitamina D3, para os pacientes que desejam fazer uso da medicação, está disponível tanto no Centro de Triagem quanto no HST.

De acordo com o secretário da Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, para que os pacientes tenham acesso aos medicamentos, seja através do Centro de Triagem, seja pelo Hospital Santa Teresinha, é preciso uma avaliação médica. “Quem define se é o momento de usar o protocolo é o médico, com base em estudos já realizados e que são aplicados no mundo todo. O tratamento precoce só faz sentido quando o paciente tem algum sintoma”, explica.

Segundo ele, o mesmo ocorre com os testes. “Há um protocolo específico para a realização de testes, se não forem realizados na data certa, corre-se o risco de ter um falso negativo, o que é perigoso, pois a pessoa poderá passar o vírus, por desconhecer ser portador. Assim como não há necessidade de refazer o teste passados os 14 dias de isolamento”, comenta.

Orientações também podem ser recebidas através do Alô Braço do Norte, nos telefones 3658-2646 ou 99937-1450.

Por Suham Dellatorre: Assessoria de Comunicação | JP5004SC

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-