18 abril 2024 - 2:41
- Anúncio -

Associação Empresarial de Orleans realiza 1º módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE

Seja um executivo de empresa, consultor ou simplesmente um consumidor, no mundo atual você precisa analisar o ambiente a sua volta para tomar boas decisões que lhe tragam melhores resultados. Para isso, você precisa pensar estrategicamente.  Mas o que é pensamento estratégico?

Ele envolve analisar os problemas e as oportunidades a partir de uma perspectiva ampla, pensando no longo prazo e compreendendo o impacto de suas ações sobre os outros e vice-versa. Como todo mundo, você rotineiramente se depara com situações complexas e problemas difíceis. Seu trabalho é lidar com essas situações da melhor forma possível, usando as informações que você tem. Em um mundo ideal, você tem acesso a todas as informações que precisa para enfrentar estes desafios, porém na prática você tem apenas uma quantidade limitada. O pensar de forma estratégica ajuda a superar essas limitações.

Uma das competências mais importantes atualmente é a tomada de decisão pelas organizações. E foi com esse tema que a Associação Empresarial de Orleans – ACIO abriu o primeiro módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), realizado nos dias 25 e 26 de agosto com a disciplina “Modelo de Tomada de Decisão”.

“Com as crescentes transformações sociais e tecnológicas, desafios de gestão surgem a todo modo, exigindo cada vez mais conhecimento dos gestores de negócios para a tomada de decisões. O gestor empresarial deve ter a habilidade de se adaptar rapidamente ao momento presente, porém sempre com olhar no futuro, de modo a superar crises e potencializar os negócios, impulsionando a geração de trabalho e renda e consequentemente o desenvolvimento econômico. Estes conhecimentos de gestão estão sendo proporcionados no PGVE.” Relatou o presidente da ACIO, Italo José Zomer.

Nessa toada, a 1ª turma do PGVE da ACIO teve início com aula ministrada pelo professor Wander Mendes, especialista em estratégia, inovação, modelos de negócio, gestão de projetos, ativista de aprendizagem e mudanças, além de sócio fundador e CEO da Model Thinking.

Segundo o facilitador de aprendizagem Wander Mendes: “A tomada de decisão nos coloca ou tira do jogo. Significa escolhas, equilibrando o racional e o emocional. Significa você ligar o coletivo no consenso comum de decisões coletivas, respeitando as individualidades. É um módulo que está presente em todos os demais módulos no PGVE, como estratégia, pessoas, processos, inovação, criatividade, gestão de projetos e liderança”.

O programa conta com 8 módulos em uma carga horária de 12 horas, dividida em dois dias, abordando conceitos, ferramentas e estudos de caso. Os módulos são divididos em temas nos mais diversos níveis organizacionais: Liderança e Metas, Gestão de Pessoas, Inteligência Comercial, Estratégia Empresarial, Gestão Financeira, Inovação nas Organizações, Modelos de Tomada de Decisão e Sustentabilidade do Negócio.

“Com o propósito de trazer inspiração e inovação para as empresas e profissionais da nossa cidade e região, ter fechado uma turma com 50 gestores para realizarmos o maior e melhor Programa de Gestão e Vivência Empresarial que Orleans já teve, está sendo extremamente gratificante para nós.” Destacou a executiva da entidade Paolla Vieira.

“O segundo módulo será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, com a disciplina Liderança e Metas, ministrada pelo professor José Waldo Camurça.” Concluiu Paolla Vieira.

SOBRE O PGVE:

A capacitação estratégica é desenvolvida em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, Fundação Empreender e a UniSociesc. É realizada há mais de dez anos nas associações empresariais do estado de Santa Catarina. A longevidade de uma empresa depende da qualidade da gestão, por isso no Programa de Gestão e Vivência Empresarial os gestores aprendem teoria e prática com especialistas no assunto. Professores gabaritados com experiência nacional e internacional.

EMPRESÁRIO MARIO SCHLICKMANN COMPARTILHOU EXPERIÊNCIAS DA COPOBRAS

CEO do Grupo Copobras, Mario Schlickmann foi convidado a compartilhar experiências com empresários e profissionais que compuseram a primeira turma do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE.

Durante o encontro, Mário abordou a preparação para a tomada de decisão e a importância da governança corporativa para definir as decisões estratégicas das empresas do grupo.

“Consideramos como base sólida para uma empresa a gestão financeira, gestão de pessoas e a gestão de processos. Temos metas, investimos no desenvolvimento da equipe e estamos sempre atentos ao mercado, tanto no que as pessoas estão consumindo, como o que as demais empresas estão fazendo.” indica.

“As empresas param de prosperam por dois motivos: sucessão ou gestão. Para tomadas de decisão precisamos agir com a razão e por isso, implantar a governança corporativa na Copobras foi crucial para chegar onde ela está hoje”, considera.

Atuação da Copobras

Com 50 anos de história, a empresa conta com 3.400 colaboradores, tem 12 fábricas no país distribuídas entre 6 estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Manaus.

A empresa é líder no segmento de embalagens plásticas pet food, é a maior empresa de copos e pratos descartáveis no país e também a maior empresa em bandejas de isopor no país.

Assessoria ACIO

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-