17 maio 2022 - 2:27
- Anúncio -

As pontes Adolfo Schlickmann e Rosiney da Silva Walter são marcos históricos de São Ludgero

A grande enchente de 1974 gerou muita destruição, mortes e reflexões na região. Uma das reflexões deixadas é sobre a importância das pontes, as físicas que ligam comunidades, bairros e cidades e, as humanas, que aproximam e conectam pessoas.

Em São Ludgero, existem duas pontes que são marcos históricos, e que representam mais do que a ligação entre margens e pessoas.

As pontes Adolfo Schlickmann e Rosiney da Silva Walter, construídas sobre o rio Braço do Norte, localizadas na área central da cidade, vão além de estruturas de materiais de concreto armado, elas reforçam a importância da coragem e determinação de um povo e seus representantes.

A Ponte Adolfo Schlickmann, com 121 metros de extensão, foi construída na década de 70, por meio de um esforço conjunto, de governantes e população. Ela faz a conexão das ruas João Wessler e Padre Roer.

Mas, quem era Adolfo Schlickmann, o nome dado a ponte? Era um carpinteiro de profissão que construía balsas, meio de transporte muito usado para atravessar os rios na região de uma margem a outra há muitas décadas atrás, quando ainda não existiam pontes. Além disso, era um homem muito requisitado para construir armações de casas e igrejas.

Outro marco histórico de São Ludgero é a ponte Rosiney da Silva Walter, com 100 metros de extensão e mais 121 metros de acesso. Ela liga as ruas Dona Gertrudes com a rua Orleans, foi inaugurada em 15 de abril de 2019. Sua construção, mais uma vez, demonstrou na prática o empenho e a determinação das lideranças, dos representantes públicos e da população, num objetivo visando o bem comum, oportunizar maior fluidez ao trânsito para quem reside no município ou está de passagem.

E quem era Rosiney da Silva Walter? Um homem que em vida foi exemplo de bondade, respeito ao próximo, honestidade e que fazia amizade fácil, um ser humano que preferia ajudar do que ser ajudado. Bem materiais para ele não tinha importância, riqueza para ele eram as pessoas, os laços de amizade sem distinção.

As duas pontes são históricas e as homenagens foram feitas a duas pessoas que construíram pontes, conexões em suas vidas, cada uma de sua forma e com sua importância.

As pontes Adolfo Schlickmann e Rosiney da Silva Walter representam a história viva e enaltecem a essência de quem já contribuiu e está contribuindo com a construção de uma São Ludgero cada vez melhor, são pessoas de coragem e determinação que acreditaram e acreditam em seus sonhos e nos sonhos coletivos, realizaram e continuam realizando. São atributos herdados pelos colonizadores que aqui chegaram há mais de 145 anos.

Por Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-