28 março 2024 - 5:37
- Anúncio -

Aplicação de BTI tem bons resultados em Rio Fortuna

O Programa Municipal de Combate ao Mosquito Borrachudo, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Fortuna têm apresentado efeitos positivos no município.   A empresa Martina Kristie Controle de Simulídeos, responsável pela aplicação de BTI, apresentou relatório que demonstra redução significativa de mais de 90% das larvas do mosquito nas áreas contempladas com o programa.

Para a primeira etapa, o investimento é de aproximadamente R$100 mil para aquisição de 400 litros de BTI e mão de obra terceirizada para aplicação do produto.  Nesta fase, 217 pontos localizados nas comunidades de Rio Café e Alto Rio Fortuna, historicamente mais afetadas pelo mosquito borrachudo, receberam a aplicação do produto biológico.

Marino Bonin, um dos moradores de Rio Café, comemora a eficácia do programa. “Em todas as estações do ano o mosquito incomodava, atrapalhando desde as nossas atividades na roça até os momentos de descanso, em casa. Tínhamos que estar sempre de calça ou camisa de manga comprida, e agora não precisa mais”, relata.

Marcio Floriano, que recentemente construiu um imóvel na mesma localidade, está aliviado com a redução da incidência do borrachudo. “Até havia cogitado a possibilidade de vender a casa, mas com este programa mudou tudo. Não temos mais incômodos com o mosquito e só temos a agradecer e mais do que isso, que seja possível dar continuidade à aplicação deste produto”, declarou.

O produto biológico atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais aquáticos e foi aplicado quatro vezes nos cursos d’água, com intervalo de quinze dias entre cada aplicação.    “As aplicações iniciaram em novembro de 2021, com um ciclo de aplicação a cada 15 dias. Em pouco tempo foi possível analisar a redução significativa das larvas, especialmente as adultas”, descreve Lucas Hemkemeier, responsável pela empresa Martina Kristie Controle de Simulídeos. “Já neste ano, com a seqüência das ações, totalizamos 10 aplicações de BTI nos cursos d’água, evitando desta forma a rápida proliferação de novas larvas de postura”, completa.

O BTI tem a missão de destruir larvas e, com isso, impedir a procriação dos mosquitos borrachudos. O inseto atrapalha os agricultores e também causa incômodo aos moradores, já que a picada coça e pode provocar reações alérgicas na pele.

Com a eficácia do programa, o empreendedor do ramo de turismo rural, Valdir Hemkemeirer, comemora a melhoria para receber os turistas e visitantes. “O controle do mosquito borrachudo já era uma reivindicação antiga, e estamos muito satisfeitos com o resultado. A situação piorava nos dias quentes com ameaça de chuva, atrapalhando a estadia dos turistas que buscavam descanso e lazer em nosso município. Agora é possível proporcionar mais conforto e comodidade, pois não precisam mais nem se preocupar com repelente“, avalia o empreendedor.

Não só no interior, mas também na área central da cidade é possível acompanhar os resultados da aplicação do produto.  “Executar algumas atividades, como cortar a grama, era um incômodo, pois surgia uma infestação do borrachudo. Depois da aplicação do BTI nos locais criadouros do mosquito mudou muito, pois sabemos que o mosquito voa até longas distâncias. Então também estamos vendo estes resultados, e só temos a agradecer”, comenta Carmo Rohling.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Borghezan Zanelato, menciona que os esforços são contínuos para a busca de recursos junto aos parlamentares e Governo do Estado, para investir ainda mais no projeto.    “Este investimento público representa muito para nosso cidadão, em especial às pessoas do meio rural, pois é questão de qualidade de vida e saúde. O resultado foi muito bom e isso nos dá mais ânimo para continuar o controle do mosquito”, explica Zanelato.

APLICAÇÃO

Para a aplicação do BTI, foi realizado um mapeamento e levantamento em rios e córregos do município de Rio Fortuna que apontaram índices elevados de larvas e do mosquito. O estudo mostrou que as comunidades de Rio Café e Alto Rio Fortuna são historicamente as mais afetadas. Através de um processo de licitação mais de 400 litros de BTI foram adquiridos e para aplicação do produto nestas comunidades a mão de obra foi terceirizada, tendo como vencedora do certame a empresa Martina Kristie Controle de Simulídeos (Borrachudo) Ltda.

Para as demais localidades de Rio Fortuna as ações tiveram o envolvimento dos moradores. O produto foi disponibilizado às famílias, e após um treinamento, foram orientados a fazer a correta aplicação. Como é o caso da família de Zilda e Valmor Roecker. “É uma mudança total em nossa rotina, pois tínhamos que usar repelente 24 horas e roupas mais compridas. Era um desconforto. Agora estamos mais tranqüilos e satisfeitos”, menciona Zilda Roecker.

A parceria envolve também as comunidades de Bracinho do Rio dos Bugres, Barra do Rio Chapéu, Rio Areão e Rio Otília, na qual os moradores fazem a aplicação do BTI.  “O objetivo é dar continuidade ao programa, para ter uma cobertura completa da área diminuindo a infestação de mosquitos borrachudos”, completa o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Borghezan Zanelato.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-