19 maio 2022 - 12:08

Amurel confirma participação no Sarasul

O presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, esteve na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), na última sexta-feira (11/03), para confirmar a participação dos 18 municípios no custeio do Serviço de Atendimento de Resgate Aeromédico do Sul (SaraSul).

O presidente da Amurel, foi recebido pelo diretor executivo da Amrec, Nelson da Silva, e do diretor do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario da Amrec (CIM-Amrec), Daniel Michels Spillere, e depois foi até a base do SaraSul, em Criciúma para conhecer as dependências.

Agora a Amurel trata dos procedimentos burocráticos para oficializar o auxílio no rateio, que vem sendo bancado a um pouco mais de um ano e três meses pelos 12 municípios da Região Carbonífera, em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina. “O SaraSul é de grande importância para todo sul catarinense. É justo que também possamos contribuir para que o serviço possa continuar salvando vidas”, afirmou Filippi.

Para o presidente do CIM-mrec e prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, manifestou a alegria do aceite de Amurel e a expectativa de que os municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) também participem da divisão dos custos. “Esse serviço em um ano de funcionamento já se mostrou essencial para salvar vidas. Em conversa com o presidente da Amurel conseguimos mostrar para ele não só a importância do atendimento, mas de compartilhar o custo de manutenção entre os municípios, já que se todos pagarem o valor fica bem baixo para todos”, comentou Fernando.

Expectativa

Agora, segundo ele, a expectativa é pela resposta dos municípios da Amesc, que devem analisar na reunião de prefeitos da Associação na próxima quinta-feira (17/03) pela manhã. “Conversei com o presidente e prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, e acredito que eles vão entrar no rateio. Precisamos dessa divisão igualitária, para que tenhamos a continuidade do serviço. Assim ele não pesa para alguns e funciona para o bem estar da população”, afirma Fernando.

Números

Hoje o Sarasul já atende todos os 45 municípios da região Sul de Santa Catarina. Em 2021, foram 185 atendimentos, sendo 83 na Região Carbonífera, 55 na região da Amurel, 39 na Amesc e ainda 8 em outras regiões.

O custo do serviço era de R$ 86 mil, sendo que Criciúma bancava 50%, e os outros 50% divididos entre os 11 outros municípios da Amrec, na proporção conforme a população. Para o ano de 2022, o contrato com a empresa terceirizada, OZZ, receberá reajuste, conforme a inflação do período, ficando em R$ 96.233,86 por mês. O valor será proporcionalmente dividido entre as cidades conforme o número de habitantes.

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-