29 março 2024 - 5:29

Agricultores iniciam primeira safra de morangos semi-hidroponicos de Orleans

Três família de agricultores familiares de Orleans iniciaram a colheita das primeiras unidades de morangos produzidos em Orleans no sistema de produção semi-hidroponico nesta semana.
Nesse sistema as plantas são cultivadas em bolsas (slabs) contendo substrato que são colocadas sobre bancadas ficando suspensas sem contato com o solo. A nutrição é realizada através de sistema de fertirrigaçao onde são aplicados os nutrientes juntamente com a água de irrigação.
A atividade foi iniciada por três agricultores da município: Fernando Martins, Reginaldo Del Canali e Edson Salvalagio, que ainda em 2019 realizaram visitas a produtores de morangos de Urussanga. Essas visitas foram acompanhadas pela Epagri de Orleans e contaram com o apoio da Epagri de Urussanga que já tinha uma unidade de referência tecnológica na propriedade do jovem agricultor Cleiton Bonetto naquele munícipio..
As mudas são importadas do Chile e foram plantas no início de maio. Durante esse período os produtores participaram de capacitações on line, receberam visitas e assistência técnica da Epagri e da empresa que forneceu as mudas e os insumos.
Estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais, as frutas estão grandes saudáveis e muito doces, ressalta Fabiano Alberton, Eng.° Agrônomo da Epagri de Orleans.
Os produtores já iniciaram a comercialização e os interessado pode entram em contato direito com os agricultores ou com a Epagri de Orleans.

Por Fabiano Alberton/Epagri de Orleans

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-