3 março 2024 - 10:26

Afubra participa da COP 10, no Panamá

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) irá participar da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 10), de 05 a 10 de fevereiro, no Panamá, representada pelo vice-presidente Romeu Schneider e pelo tesoureiro Fabricio Murini.

Vice-presidente da Afubra, Romeu Schneider (Foto: Bruno Pedry).

Para Schneider, que participou de várias edições das Conferências, mesmo não estando autorizado a participar das reuniões, sendo considerado persona non grata, é importante estar presente para tentar acompanhar as definições que serão tomadas. “Já temos, inclusive, reuniões marcadas, como com o Embaixador do Brasil no Panamá, no dia 08. Infelizmente, somos excluídos das discussões, apesar de sermos uma das partes mais interessadas, que é o lado do produtor, quando se discute produção. Todos os lados precisam ser envolvidos, como ocorre em Conferências de outros setores, desta Romeu, que também é presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e coordenador da Câmara Setorial do Tabaco, do Rio Grande do Sul.

Tesoureiro da Afubra, Fabricio Murini (Foto: Alexandre Borges).

Para Murini, a presença da Afubra representa as mais de 130 mil famílias produtores de tabaco do Brasil, principalmente, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “A produção de tabaco representa renda, não somente para as famílias que produzem, mas, também, para os municípios e estados produtores. Se olharmos alguns municípios, é expressiva a renda oriunda da produção de tabaco, que leva o desenvolvimento local. A médio prazo, não se enxerga uma alternativa à produção de tabaco que contemple esse universo de produtores. Temos várias dificuldades a enfrentar, inclusive o envelhecimento da população produtora, no interior. Se, com a expressiva renda do tabaco o jovem não quer permanecer no campo, sem ela, dificulta ainda mais”, enfatiza Fabricio Murini.

Por Luciana Jost Radtke / Afubra

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-