12 junho 2024 - 8:37
- Anúncio -

Ações contra a exploração sexual de crianças e adolescentes foram intensificadas em São Ludgero

Amanhã, sábado, 18 de maio, foi instituído oficialmente pela Lei Federal 9.970/00 a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os trabalhos que envolvem mobilizações, capacitações e ações em São Ludgero acontecem o ano inteiro e tem se intensificado nos últimos anos por meio da Rede de Proteção. Durante este mês de maio está sendo reforçado o trabalho de conscientização em vários segmentos da sociedade.

Hoje, sexta-feira, 17 de maio, às 13h30min, no Auditório Municipal, na sede da Gestão Municipal, se reuniram representantes de entidades, instituições, conselhos e profissionais diversos, que integram a Rede de Proteção e o Sistema de Garantia de Direitos, num ato simbólico reforçando o compromisso da sociedade de forma geral em garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Durante o mês de maio, por meio de profissionais de assistência social e psicologia da Secretaria Municipal de Educação, está sendo realizada atividades lúdicas com as crianças sobre as formas de proteção ao abuso sexual. Além disso, abordagem do tema aconteceu na tribuna da Câmara de Vereadores com indicadores do município feita pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) Patrícia Maia. Entrevistas e multiplicação de informações e orientações preventivas sobre o tema seguem acontecendo. São Ludgero também marcou presença no 1º Seminário Regional sobre a “Escuta Especializada: Caminhos para a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes” organizado pela Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

É importante registrar que São Ludgero já tem um protocolo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência. O protocolo serve para organizar e otimizar o trabalho realizado nas políticas públicas nos atendimentos feitos.

O Secretário interino da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Victor Warmling Paegle, e o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, ressaltam a importância de um trabalho contínuo de conscientização e ações no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Quanto maior o número de pessoas recebendo informações e sabendo a quem procurarem e recorrerem, maior será o avanço em relação a minimização da exploração. Em São Ludgero, os investimentos e as ações tem aumentado muito nos últimos anos resultando numa Rede de Proteção mais estruturada e preparada”, pontuam.

Denúncias podem ser feitas pelo Conselho Tutelar de São Ludgero no fone/whatsapp 3657 1846 – Plantão 99137 2449 ou pelo Disque 100 (Secretaria Nacional dos Direitos Humanos).

 

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação | Município de São Ludgero

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-