19 maio 2024 - 8:22
- Anúncio -

Abertura solene da XXIII Marcha ocorre nesta terça-feira

1° dia da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Município: o caminho para um Brasil melhor

Com o acesso mais restrito e vistoria aos participantes com detector de metais, começou oficialmente nesta terça-feira, 26 de abril, a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). A abertura solene está prevista para as 9h com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, além de membros do Conselho Político da CNM. Também foram convidados os ministros do STF, STJ, dos Ministérios, entre outras autoridades e entidades.

Logo após a solenidade de abertura, será apresentada pelo presidente da CNM aos convidados e participantes a carta “Município: o caminho para um Brasil melhor”, que será entregue ao presidente da República e a outras autoridades políticas.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), Carlos Sampaio, a abertura com as autoridades é o ponto crucial e mais importante que há no encontro em defesa dos Municípios. “A Marcha culmina com a defesa do municipalismo brasileiro e a sobrevivência dos Municípios para que a gente possa prestar em cada dia melhores serviços a nossa população. E aqui é fundamental para apresentar, tanto ao governo federal quanto aos demais poderes, a nossa pauta de reivindicações e pelo que a gente luta diariamente”, informou.

Pela primeira vez no encontro, a prefeita de Novo Acordo (TO), Deusany Batista, está otimista em relação aos aprendizados na Marcha. “Esse momento é muito gratificante, onde vamos levar bastante conhecimento e aprendizado sobre a gestão municipal. Aqui tiramos muitas dúvidas e isso é excelente para o nosso Município”, disse.

Programação do dia

No início da tarde, das 14h às 16h40, terá início o debate com os presidenciáveis, três pré-candidatos irão apresentar suas propostas de governo, além de ouvirem os principais questionamentos dos gestores locais. Foram convidados para essa terça, o ex-presidente Luiz Inácio Lula, o pré-candidato do Avante, André Janones,  porém, até o momento, está confirmada apenas a pré-candidata pelo MDB, Simone Tebet.

A realização dos painéis técnicos nas arenas continua no período da tarde nesta terça-feira, e os assuntos a serem debatidos serão: Transferências Voluntárias da União, Saúde, Defesa Civil e Assistência Social.

Ao final da programação do dia, está prevista a saída dos participantes até o STF e o encontro dos prefeitos com as bancadas estaduais.

Da Agência CNM de Notícias

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-