Uma comitiva formada por Samuel Slengmann, Talita Coutinho Elbert, Alfredo Karklis, Rubens Vilmar Karklis, Zilda Mirdza da Cruz Debiasi e Mirele Cruz Debiasi (Presidente da Câmera de Vereadores de Orleans), descendentes de letos da região, reuniu-se com os diretores dos departamentos de Cultura e Turismo, Dra. Andréa Debiasi e Leomar Brugnara, respectivamente, na tarde de quarta-feira (23/06), no Centro de Apoio ao Turista – CAT.
O propósito do encontro foi de conversar sobre a etnia e a importância dos Letos no desenvolvimento de Orleans. Além disso, foram apresentadas várias possibilidades de fortalecer e disseminar a cultura leta no município, em parceria com o poder público.
Na sequência, a comitiva e os diretores dirigiram-se ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, os quais foram recepcionados pela diretora Valdirene Böger Dorigon e Idemar Ghizzo, que apresentaram documentos originais dos registros da chegada dos imigrantes vindos da Letônia para o Rio Novo, em Orleans, por volta de 1892.
Colaboração: Edivaldo Lubavem