Na sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira, dia 28, os senhores vereadores aprovaram um projeto de lei, duas indicações e uma moção de aplausos. E na tribuna livre manifestaram-se e levantaram assuntos de interesse da comunidade
A Moção de Aplausos nº 05/2026, em homenagem aos 52 anos do Unibave, apresentada pelos vereadores Dovagner Baschirotto, Pedro João Orben, Maiara Dal Ponte Martins, Marlise Zomer e Mirele Debiasi. Reconhece a atuação da instituição na educação e na formação de cidadãos em Orleans e na região Sul de Santa Catarina.
Também foi aprovada a indicação nº 162/2026, da vereadora Marlise Zomer, que pede vistoria e manutenção urgente no Centro de Eventos Galliano Zomer. O documento aponta problemas no forro, infiltrações sobre o palco e necessidade de reparos nas portas e nos banheiros.
E a indicação nº 163/2026, do vereador Murilo Hoffmann, solicita que o Executivo estude a instalação de coberturas nos locais de embarque e desembarque de pacientes das unidades de saúde, para protegê-los da chuva.
O Projeto de Lei Complementar nº 10/2026, de autoria do Poder Executivo foi analisado e também aprovado. A proposta tem por objetivo reduzir a escolaridade da 8ª para a 4ª série do 1º grau a escolaridade exigida para futuros ingressos no cargo municipal de operador de equipamentos. As demais exigências e condições do cargo permanecem inalteradas.
Na ordem do dia, fizeram uso da tribuna os vereadores Marlise Zomer (PSDB), Josemar Sacom (PSD), Joel Cavanholi (PL), Dovagner Baschirotto (MDB), Leandro Martins (PSD), Maiara Dal Ponte Martins (MDB), Jana Coan (PL) e Pedro João Orben (MDB).
Assista aos pronunciamentos na íntegra por meio do vídeo abaixo:























