Mais de 260 alunos do 5º Ano que frequentam as escolas das Redes Pública Estadual, Municipal e Particular de São Ludgero receberão o certificado de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). O evento acontecerá no dia 16 de maio, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.
Os alunos que participam do programa possuem um total de 10 aulas com informações sobre drogas e ensinamentos que auxiliam na formação de bons cidadãos para a vida toda. As aulas foram ministradas pelos instrutores Sargento Jeferson Francisco dos Santos (Sargento Francisco) e Cabo Renê dos Santos Luciano (Cabo Luciano).
Participaram do programa alunos do Centro Educacional Professor Henrique Buss, do Complexo Educacional Unificado Benício Warmeling, do Colégio Evolução, da Escola de Educação Básica São Ludgero e da Escola de Ensino Fundamental Bom Retiro.
O Proerd é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, realizado pela Polícia Militar. Em 19 de março de 2024 fez 26 anos de existência e funcionamento. Ele é executado em parceria com as prefeituras, escolas e famílias. Ele, o programa, representa um esforço cooperativo no propósito de capacitar crianças e adolescentes estudantes, fornecendo-lhes informações e habilidades essenciais para uma convivência saudável, pautada pelo afastamento de drogas e violência, construindo uma sociedade mais saudável e segura.
Em São Ludgero, o programa iniciou em 2001 e o último ano executado foi em 2019. A partir daí, não foi mais realizado devido a ausência de instrutores no 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Com a habilitação em 2023 do Sargento Francisco e o Cabo Luciano o retorno do programa em 2024 foi possível.
Uma importante reunião aconteceu em janeiro na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de São Ludgero para organizar a execução do Proerd em 2024 no município. Participaram o subcomandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Braço do Norte, Major PM Maycon Prudêncio Joaquim, o comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, Sargento Arcione Oenning Dacorégio, a instrutora Proerd, Cabo PM Ariella Mattei Nunes, o instrutor Cabo PM Renê dos Santos Luciano, e a secretária de Educação, Cultura e Esportes de São Ludgero, Júlia Pickler.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação
Município de São Ludgero