19 abril 2024 - 4:07

Parque Nacional de São Joaquim e Pedra Furada, patrimônio natural e cultural de Orleans

O Parque é administrado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade e possui uma área de 49.900ha

O Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ), é o décimo mais visitado no Brasil. Foi criado em 6 de julho de 1961, pelo então presidente Jânio Quadros, com o objetivo de preservar as matas de araucária.

O Parque é administrado pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade e possui uma área de 49.900ha, abrangendo os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans, Grão-Pará e Lauro Müller.

Um dos atrativos do Parque é a Trilha da Pedra Furada também conhecida como “Janela Furada”. Esse magnífico monumento natural pertencente ao território de Orleans é uma rocha basáltica com uma fenda com aproximadamente 13 metros de altura por 6 metros de largura. O percurso da trilha consiste em contornar o Morro da Igreja até o interior da formação geológica. A trilha tem um total de 8,5km (ida e volta) com duração média e prevista de 5 horas.

O Morro da Igreja esta à 1.822 metros de altitude, um dos pontos mais altos do Sul do país, onde em dias claros, torna-se um ótimo mirante para as escarpas da Serra Geral e até para o litoral, a mais de 80 quilômetros de distância. Lá encontra se os radares do DTCEA-MDI, um destacamento da Aeronáutica responsável pelo monitoramento de tráfego aéreo no sul do país, juntamente com seu radar meteorológico.

Diz uma lenda que quando os Jesuítas foram expulsos do Brasil no século XVIII por ordem do Marquês de Pombal, teriam fugido pelos Campos de cima da Serra com seus cargueiros cheios de ouro e prata e usado a Pedra Furada como ponto de referência para esconderem seus tesouros.

Importante ressaltar que, por se tratar de uma área militar a trilha tem a obrigatoriedade de acompanhamento de guia ou condutor que tenham passado por curso de formação e treinamento específico, além disso o visitante precisa preencher um termo de consciência de risco por se tratar de um local de difícil acesso. Lembrando que a trilha da Pedra Furada pela comunidade de Três Barras, Orleans ainda não está aberta à visitação.

E você, também gostaria de se aventurar em busca desse tesouro?

Por Ezani Alberton Ascari

- Anúncio -
-Anúncio-