19 abril 2024 - 1:45
- Anúncio -

30 anos de Gemellaggio: comemorações iniciam nesta quinta-feira em Urussanga

Celebrações marcam as três décadas do pacto de amizade entre as cidades de Urussanga e Longarone

A amizade será celebrada! Em 26 de maio de 1992, Urussanga, no sul de Santa Catarina, firmava com Longarone, que é uma comuna da Itália, um pacto, baseado em laços de amizade, cultura e desenvolvimento. Quase 30 anos se passaram desde a assinatura do acordo, conhecido como Gemellaggio. Acordo este, que será reafirmado este mês, durante uma programação especialmente preparada entre os dias 19 e 29 de maio.

As comemorações iniciam nesta quinta-feira (19), às 19 horas na Sociedade Recreativa Urussanga (SRU), onde uma cerimônia de abertura está sendo preparada, junto com o lançamento do projeto educacional ‘Conhecer para Pertencer: Gemellaggio’. A iniciativa visa apresentar a todos os estudantes urussanguenses a história do acordo. “Assim podemos preservar a identidade patrimonial de Urussanga, valorizando a sua herança histórico cultural, provocando diversas situações de aprendizagem sobre o que significa o Gemellaggio para o nosso município”, explica a professora da rede municipal de ensino e segunda secretária da comissão organizadora, Rosana Alves de Costa. Segundo ela, o projeto terá início este ano e continuidade nos anos seguintes, trazendo outros temas relevantes sobre a história e cultura de Urussanga, proporcionando às crianças, adolescentes e jovens mais conhecimento e envolvimento sobre os fatos históricos da cidade para ter a sensação do pertencimento da cultura.

Semana da Língua Italiana

Uma das principais ações culturais das comemorações do Gemellaggio, será a realização da semana da língua italiana de 20 a 27 de maio em Urussanga. A ideia é que a iniciativa seja adotada não somente nas escolas como também em todo município: indústria, comércio e repartições públicas. “É uma forma de valorizar e homenagear a língua materna dos nossos antepassados. A divulgação e a capacitação já ocorreu durante estes últimos dias, preparando as pessoas envolvidas para que nesta semana possamos resgatar e utilizar a língua italiana em situações do dia a dia preservando-a.”, garante Rosana.

Para o presidente da comissão, Luiz Antonio Fabro, reviver a língua italiana é despertar nas outras pessoas a italianidade. “Você ser atendido por alguém no comércio ou em outros locais, que faz uso das palavras italianas, desperta o sentimento e a importância do resgate e preservação da nossa cultura de origem”, lembra.

Confira algumas palavras e frases que podem ser usadas durante a semana da língua italiana:

Bom dia  –  Buongiorno

Boa tarde  –  Buonasera

Boa noite  –  Buona notte

Olá    –     Ciao

Oi      –     Salve

Até logo   –   Arrivederci

Até breve   –  A presto

Adeus – Addio

Obrigado(a)  –  Grazie

Como vai?  –   Come stai?

* Buongiorno se diz até as 14 horas, após esse horário diz-se Buonasera. Buona notte se diz quando temos certeza de que não mais encontraremos a pessoa naquele dia.** Ciao serve tanto para cumprimentar alguém na chegada, como na despedida.

Programação diversificada

Lançamento de livro e documentário contando a história dos trinta anos; fórum de debate com o tema “Gemellaggio do Amanhã”; recital de corais; entrega de placas do projeto “Nossa Origem”; inauguração de memorial, abraço à Praça Longarone, programação na praça com direito a torneio de bocha e missa em italiano. Essas são apenas algumas das atrações preparadas pela comissão organizadora. Todos os detalhes e novidades sobre o evento, poderão ser acompanhados pelos canais oficiais da Prefeitura de Urussanga (site, Instagram e Facebook).

“Reforçamos o convite a toda população para estar conosco a partir de amanhã nessas comemorações do Gemellaggio. Temos várias atividades e com certeza as pessoas se encaixarão em pelo menos uma delas. Buscamos fazer com que a programação remeta Urussanga para os próximos 30 anos deste pacto do Gemellaggio”, convida o presidente da comissão organizadora, Luiz Antonio Fabro.

Por Ana Paula Nesi – Prefeitura Municipal de Urussanga

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-