3 março 2024 - 10:09

2º Fórum Cultura Orleans acontece nesta terça-feira

Promovido pelo Departamento de Cultura que tem a frente a arte educadora Juliana Natal, o Centro de Eventos Galliano Zomer sedia nesta terça-feira (5) às 18h45, o 2º Fórum Cultura Orleans. Durante haverá exposição do artista plástico Leandro Jung com a mostra intitulada “Margem do Rio” e também a exibição do filme Azambuja que retrata a imigração italiana no Sul de Santa Catarina.

Leandro Jung traz uma mensagem sobre as consequências das ações poluentes nas águas do Rio Palmeiras, localizado em Orleans, contaminadas pelos resíduos da extração do carvão. A água suja tinge tecidos e a ação das folhas que caem das árvores da Mata Atlântica deixam marcas nos retalhos posicionados, na floresta, pelo artista. Com seu olhar, Jung, mostra, com detalhes, as marcas que os resíduos de queimadas na mata auxiliar, às margens do rio, em contatos com as pedras, deixam impregnados os tecidos brancos.

A apresentação do filme Azambuja que é um filme documentário retrata a imigração italiana no Sul de Santa Catarina e que retrata meados de 1800 a Itália passou por uma grande crise econômica, política e social. A fome e as guerras assombravam o país. No meio disso, surge para muitos uma chance de mudar de vida, uma nova terra de muita fartura e oportunidade, a América. O filme retrata a partida e a chegada, as promessas e a realidade dos imigrantes da primeira colônia do sul de Santa Catarina.

Por: Debora Legnani / Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Orleans

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-