26 maio 2024 - 9:25
- Anúncio -

12 municípios registraram ocorrências por conta das chuvas na região Sul catarinense

As fortes chuvas do fim de semana atingiram algumas  cidades catarinenses. Segundo o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a partir de dados das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil e Agências do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), o dia mais crítico foi no domingo de Dia das Mães, quando 12 municípios registraram ocorrências por conta das chuvas na  região Sul catarinense.

Até o momento, não  há decretos de situação de emergência (SE) e nem solicitações de itens de assistência humanitária (IAH). De acordo com o relatório emitido pela Defesa Cuvila na manhã de hoje, 150 pessoas encontram-se desalojadas, sendo 142 em São João do Sul, quatro em Passo de Torres,  e quatro em Jacinto Machado. Além disso, 27 estão desabrigados, sendo sete no município de Forquilhinha, uma em Jacinto Machado e 19 em Sombrio.

Atualização das ocorrências nos municípios

São João do Sul: dez comunidades estão isoladas, 16 vias interditadas. As aulas foram suspensas no dia 13 de maio. A Rodovia Estadual SC 290 está interrompida no Km 5.3 e no Km 6.3 pois está com água sobre a pista. Foram emitidos alertas para os moradores buscarem lugares seguros para as comunidades de Barrinha, Passo Magnus e Poço Negro. Até o momento foram atingidas 40 residências e ocorreram alagamentos em pistas de estradas, aberturas de crateras em vias públicas, e remoção de cabeceiras de pontes.

Jacinto Machado: oito comunidades isoladas devido ao registro de alagamentos: Cotovelo, Araçá, Figueira, Bela Vista, Engenho Velho, Serra da Pedra, Água Branca, Pinheirinhos. Rio da Pedra acima do nível e sendo monitorado. Uma residência parcialmente arrastada pela água.

Meleiro: há registro de 662 pessoas isoladas nas comunidades por conta das chuvas, além de várias vias interditadas.

Criciúma: registrou alagamentos pontuais em vias públicas, sendo a localidade mais atingida Quarta Linha. Na comunidade de Verdinho, divisa com Forquilhinha e Maracajá, ocorreu um alagamento significativo que isolou a comunidade.

Forquilhinha: município registrou diversos pontos de alagamentos, a localidade mais atingida foi Nova Iorque. O rio Sangão começou extravasar e aumentou de nível, algumas ruas começaram a ter pontos de inundação e, por proteção, famílias começaram a ser retiradas de suas casas.

Balneário Rincão: há registros de alagamentos pelo município. As localidades mais atingidas foram, Avenida Central, ruas do Centro, ruas do bairro Zona Sul, Barra Velha, Pedreiras, Trevo da Zona Sul. Pelo menos cinco residências foram alagadas, e todas foram atendidas pelo município. Máquinas e equipes trabalharam no sábado e domingo para atender as ocorrências até as 19 horas de domingo.

Passo de Torres: uma residência inundada, a família foi retirada da casa pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Assistência Social, que providenciaram abrigo na casa de amigos ou parentes.

Municípios com alerta para deslizamentos

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<