Hoje é celebrado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, e como não poderia ser diferente, a Administração Pública Municipal de Orleans por meio de seus órgãos competentes, dá algumas dicas sobre conscientização, riscos que o uso de agrotóxicos pode trazer, além de claro, informar ainda sobre as maneiras mais saudáveis de se produzir alimentos.
Para começar, você sabe o que são agrotóxicos? De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, agrotóxicos são produtos químicos, físicos ou biológicos que são utilizados com o intuito de alterar a composição química da flora e da fauna, a fim de preservá-las. No entanto, os agrotóxicos causam impactos adversos para os animais, plantas e água, além de estarem associados a doenças que acometem os humanos, como vários tipos de câncer.
O Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos foi estabelecido pelo Decreto nº 98.816/90, que determinou mais rigor no registro, controle, inspeção e fiscalização no uso de agrotóxicos, bem como atenção aos seus componentes. Ao contrário do que muitas datas comemorativas, no dia 11 de janeiro não se comemora nada, e sim busca-se conscientizar a população.
Existem diferentes tipos de agrotóxicos, utilizados de acordo com a natureza da praga a ser combatida. Entre outras coisas, eles diferem no nível de danos que ocasionam ao meio ambiente e à saúde humana. Entre eles, destaque para: Inseticidas, Fungicidas, Herbicidas, Desfoliantes e Fumigantes.
No Brasil, os agrotóxicos recebem, em seus rótulos, uma classificação toxicológica extra, que descreve seu potencial de risco para a saúde humana. Essa classificação é feita por meio de diferentes cores, que variam de acordo com a letalidade do agrotóxico. São elas:
Cor vermelha: extremamente tóxicos
Cor amarela: altamente tóxicos
Cor azul: medianamente tóxicos
Cor verde: pouco tóxicos
Se quiser saber mais sobre como combater e até mesmo ficar por dentro das novidades e informações, a Prefeitura de Orleans está à disposição.