
Em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores de Orleans prestou homenagem às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, que transcorreu nesta quinta-feira, 08 de março.
Familiares e amigos lotaram o auditório da Casa Legislativa, que também contou com presença do prefeito municipal Jorge Luiz Koch, representante da Polícia Militar, representante da Justiça e da Promotoria Pública. No ato que homenageou 11 mulheres, cada uma indicada por um dos vereadores, representado assim todas as mulheres do município.
O presidente do Legislativo, Pedro Orbem, abriu a sessão às 19 horas, mencionando o decreto legislativo 013, de 15 de dezembro de 2005, que criou a comemoração, cujo objetivo é ressaltar e reconhecer a luta das mulheres que, dia após dia, com muito esforço e dignidade, vem conquistando o seu espaço, e por isso merecem deste Poder Legislativo a mais relevante e significativa consideração, fato que será externado com a realização desta Sessão em homenagem as Mulheres, ressaltou ele.
A vereadora da Casa Legislativa de Orleans, Mirele Debiasi, ao fazer uso da palavra, apresentou dados sobre a violência contra as mulheres no Brasil e reforçou a importância de as proteger todos os dias.
“Que o reconhecimento da mulher não fique somente em mensagens elaboradas, mas que possamos efetivamente cuidar e proteger diariamente nossas mulheres. Não queremos que sejamos lembradas apenas no dia 8 de março, o que queremos é respeito hoje e em todos os outros dias.”, afirmou.
Já o prefeito Jorge Koch, enaltecendo o importante papel que a mulher desempenha na sociedade ressaltou . “Orleans começa com uma mulher, há 120 anos, quando a princesa Isabel ganhou essas terras como dote. Começa lá e continua aqui hoje com todas vocês. Todas vocês fazem história. Acredito que a coisa mais próxima de Deus são vocês mulheres. Parabéns a todas vocês”.
.
Confirma abaixo as homenageadas:
Ângela Maria Fenilli Bratti recebeu das mãos do vereador, Osvaldo Cruzeta, a sua merecida homenagem.
Ângela Maria Fenilli Bratti foi professora por 35 anos no Colégio Toneza Cascaes. Durante a gestão de seu marido, Valmir Bratti, ela como primeira dama desenvolveu junto à secretaria de Assistência Social, vários programas para beneficiar os mais necessitados, programas de habitação, reforma de casas, sempre sem receber nenhuma remuneração. Foi vereadora desta casa na legislação passada, sempre buscando o melhor para os mais carentes.
Maria de Lourdes Bet Della Giustina recebeu a homenagem das mãos do vereador Lucas Canever Librelato.
Maria de Lourdes Bet Della Giustina é diretora no Centro de Educação Infantil Social Otília Debiasi – Febave. Tem ampla experiência na área de educação como professora, com ênfase em administração educacional. Formação em pedagogia, pós-graduação em educação infantil e séries iniciais.
Também é especialista em psicopedagogia clinica e institucional. Faz parte da equipe de lideres da Pastoral da Criança. Participação ativa no Conselho de Assistência Social e outros conselhos do município. Professora há 40 anos. Dedicação total em alfabetização de crianças.
Joelma Maria Bianco Debiasi recebeu a homenagem das mãos do vereador Edson Ribeiro.
Joelma Maria Bianco Debiasi nasceu em 15/12/69, tem 48 anos. Natural de Barracão, moradora da comunidade de Rio Pinheiros Alto. Trabalha na agricultura. É uma mulher muito simples e comunicativa. Católica, atuante nos trabalhos pastorais na comunidade: catequese, liturgia e Caep da comunidade de Rio Pinheiros Alto.
Andréa Soares André Warmeling recebeu a homenagem das mãos do Vereador Antônio Dias André
Andrea Soares André Warmeling nasceu em 20 de março de 1973. É filha de Antônio Dias André e Maria Soares André. Tem dois irmãos, Anderson e Paula.
Andréa concluiu o ensino fundamental no EEB José Antunes Mattos de Pindotiba. O Ensino Médio no Colégio Toneza Cascaes. Formou-se pela Unisul em Letras, Português / Inglês e também no magister de língua espanhola. É pós-graduada em Língua espanhola pela USFC.
Wanilda L. Tessmann Zomer recebeu a homenagem das mãos do Vereador Hildegard Tessmann Durigon.
Wanilda L. Tessmann Zomer nasceu em sua casa, na comunidade de Rio Novo, no dia 28/01/1948. É a filha mais nova de uma família de 9 filhos de Guilherme Tessmann e Olga Becker. Viveu toda sua infância e juventude em Rio Novo. Trabalhou na lavoura de fumo, olaria e também em engenho de farinha. Frequentou a escola isolada do Rio Novo e o ensino normal. Foi professora na escola de Rio Capivaras Alta e depois na escola de Rio Novo do Meio.
Casou-se com Antônio Zomer, vindo a morar em Orleans, com quem teve três filhos, Simone, Mônica e Marcos, hoje todos com formação superior. Em 1978, seu esposo fundou a empresa Cleimon, a qual veio a administrar a partir de 1980. Seu esposo é participante do Lions Clube de Orleans, ela como domadora esteve junto apoiando os diversos projetos sociais realizados por aquela entidade.
Rosiane Luiz Bardine recebeu a homenagem das mãos do Vereador Valentin Bardine Sobrinho.
Rosiane Luiz Bardini, natural de Orleans, nascida em 23 de junho de 1964, filha de Maria Borges Luiz e Sebastião Manoel Luiz, conhecido como baita. Trabalhou no comércio da família até os 15 anos. Foi professora na escola Cônego Santos Spricigo. Atuou em algumas escolas da região até sua efetivação na escola de Educação Básica Samuel Sandrini, onde trabalhou em sala de aula por 30 anos, mesmo diante de todos os compromissos de professora, esposa e mãe, Nana como carinhosamente é chamada, formou-se em pedagogia aos 31 anos, especializou-se em metodologia de ensino, realizando seus sonhos como educadora.
Luzia Borghezan Ascari Salvalagio recebeu a homenagem das mãos da Vereadora Mireli Debiasi.
Luzia Borghezan Ascari Salvalagio nasceu em Furninhas, no dia 01 de abril de 1971. Estudou as series inicial em Furninhas e completou o ensino fundamental e médio em Orleans. É casada com José Boger Salvalagio, mãe de José Paulo e Adrieli. Desde os 12 anos de idade trabalhou e trabalha por sua comunidade. Desempenhou e desempenha inúmeros trabalhos na comunidade em diversos setores pastorais e APP da escola. Participou da fundação da Associação Cecilia Roveda e da comissão Pró-Cecilia, promoveu palestras de orientações de motivação como clube de mães, organiza campanhas solitárias, conquistou muitos cursos profissionalizantes para a formação dos agricultores e agricultoras.
Isonel Maria Comelli Pavei recebeu a homenagem das mãos do Vereador Udir Luiz Pavei.
A professora Isonel nasceu em Brusque do Sul em 22 de agosto em 1965. Filha de Nelson Comelli e Isolina Chechinel Comelli, casada com Udir Luiz Pavei é mãe de Davi e Juliana. Professora com mais de 30 anos de profissão, lecionou em diversas entidades de ensino. Iniciando pela escola José Antunes Matos, foi professora do ensino médio por mais de 20 anos no colégio Toneza Cascaes, lecionando paralelamente no colégio Rainha do Mundo, em Urussanga, e na escola Barriga Verde. Atuou em vários municípios da região. Braço do Norte, Gravatal, Criciúma e Tubarão, em 2004 passou a lecionar no Unibave, onde coordenou por seis anos curso de matemática e atua no curso de agronomia e engenharia civil. Em 2017 recebeu aposentadoria voluntaria como professora da rede publica estadual, com 33 anos de atuação. Participa da Pastoral Familiar há 22 anos.
Ana Regina Zomer recebeu a homenagem das mãos do Vereador Rodinei Pereira.
Ana Regina Zomer é filha de Ângelo Zomer Filho e Rodissea Maria Alves Zomer, casada com Veroni Henrique, tem 02 filhos: Miguel e Luiz Gabriel. Em 2003 iniciou as atividades na rede municipal de saúde (Caps – centro de atenção psicossocial), onde atuou como coordenadora. Foi secretária municipal de saúde onde desenvolveu vários programas, sendo executora do programa reciclando medicamentos em parceria com a Unibave. Hoje atua junto à secretaria de ação social no CREAS – centro de referência especializado em assistência social.
Dulce Pinter Pizzolatti recebeu a homenagem das mãos do Vereador Paulo Canever.
Dulce Pinter nasceu na comunidade de Serraria e com 10 anos de idade veio estudar em Orleans, no grupo escolar Costa Carneiro. Foi professora na escola municipal de Serraria, Lauro Müller e em Pedrinhas (Tubarão).
Mais tarde conseguiu permuta para Oratório, onde foi designada para a direção da escola. Casada com Orlando Pizzolatti, teve 3 filhos. Após aposentar-se assumiu a coordenação do Clube de Idosos desde a sua fundação, dando o nome “Alegria de Viver”.
Coordenadora do Apostolado da Oração por 26 anos, trabalha na Rede Feminina de Combate ao Câncer desde sua fundação. A Deus é grata pela vida e por tudo. Deixa a seguinte mensagem: Ame a vida… curta sua família e sorria para a frente.
Maria Linete Brighente Volpato recebeu a homenagem das mãos do Vereador e Presidente do Legislativo, Pedro João Orbem.
Maria Linete Brighente Volpato, é casada com Moacir Volpato, tem 03 filhos – Talita, Thaise e Hercílio e 03 netos: Willian, Luiz Gustavo e Laura.
Professora desde os 18 anos, começou sua carreira na escola de Corridas. Foi aprovada em concurso público do Estado e foi trabalhar na APAE de Tubarão. Atualmente leciona na Escola de Educação Básica Costa Carneiro.
Após as homenagens, um vereador de cada bancada, assim como o prefeito municipal, Jorge Luiz Koch, fizeram o uso da palavra e deixaram suas mensagens a todas as mulheres, conforme você pode acompanhar no link em anexo.
Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul