Os vereadores de Orleans estiveram reunidos nesta segunda-feira, 18 de novembro, para a realização da 41ª Sessão Ordinária de 2019, sob a presidência de Hildegart Thessmann Durigon – PSDB. O presidente da Casa Legislativa entregou ao prefeito Jorge Luiz Koch presente na sessão, e a cada um dos vereadores, a Nova Lei Orgânica do Município, que entrou em vigor no último dia 14 de novembro.
Durante a sessão também foi realizada a homenagem ao senhor Antônio Domingos Coan, por 57 anos de trabalhos como Capelão (Ministro da Comunhão), na comunidade de Rio Pinheiros.
Antônio Domingos Coan é casado com Luzia Amélia Chequetto, tem 71 anos é filho de agricultores seu pai Domingos Coan e Amália Cruzetta Coan, imigrantes que chegaram à comunidade de Rio Pinheiros em 09 de janeiro de 1884. Vale ressaltar que Toni Coan exerce a função de Capelão no Rio Pinheiros Alto há 57 anos, comemorados no último dia 16 de agosto deste ano.
A indicação nº. 0091/2019 de autoria do vereador Osvaldo Cruzetta, que deu origem a homenagem de reconhecimento pelos trabalhos realizados pelo Antônio Coan, foi aprovada por unanimidade em meados de outubro deste ano na Casa Legislativa.
Na ordem do dia um projeto de lei e três indicações foram deliberadas e aprovadas pelo senhores edis.
O projeto de lei nº 62 de 5 novembro de 2019 trata de anulação de dotações orçamentárias e abertura de créditos suplementares, para reprogramação das ações, visando à suplementação de dotações do orçamento de 2019.
Tal projeto de Lei visa à suplementação de dotações necessárias para o encerramento do presente exercício, ressaltando que o saldo atual é de R$ 2.728.901,66 (dois milhões, setecentos e vinte oito mil, novecentos e um reais e sessenta e seis centavos),podendo ser utilizado até este valor. Estas dotações referem-se ao Orçamento de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
Em síntese, a autorização pleiteada objetiva a suplementação de dotações orçamentárias, para custear despesas de folha de pagamento, encargos sociais, energia, telefone, contratos de aluguel e demais despesas necessárias para o encerramento do ano.
Foram ainda votadas as indicações abaixo relacionadas
Indicação nº. 0097/2019 – Autor(es): Jailson Alberton
” Que o Legislativo envie ofício ao Conselho Municipal de Trânsito para que seja realizado estudo para melhorar o trânsito de veículos em frente a prefeitura municipal (Rótula), como sugestão: que a rua Santa Otília ( Desce da prefeitura até o Próart ) que se torne mão única somente para descida. Enquanto o trânsito da Proart até a prefeitura (subida) se faça pela avenida Rui Barbosa (em frente o Fórum) e avenida Presidente Getúlio Vargas.”
Indicação nº. 0098/2019 de autoria do vereador Jailson Alberton ” Que o executivo municipal instale uma câmera de videomonitoramento na SC 108, encontro com a SC 390 , no Trevo em frente ao Líder atacadista, por se tratar de um ponto de entrada, saída e passagem de muitos veículos, trazendo mais segurança no trânsito e para os moradores das imediações do Bairro Samuel Sandrini.”
Indicação nº. 0099/2019 de autoria do vereador Jailson Alberton ” Que a prefeitura faça a demarcação de locais de estacionamento na Rua Vereador Roberto Volpato na Lomba, especialmente próximo a pracinha e nos fundos do cemitério, com objetivo de organizar o estacionamento para que no mesmo espaço, um maior número de veículos tenha condições de estacionar.”
Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul
Acompanhe a sessão no link: