25 setembro 2020 - 2:29

Vereadora comenta na tribuna congresso que debateu participação da mulher na política

Vereador Lucas Canever Librelato (PSDB).

Entre os assuntos levantados na tribuna da Câmara de Vereadores de Orleans nesta segunda-feira, 14 de outubro.  A lembrança da passagem do “Dia do Professor” que acontece dia 15 de outubro. Problemas em vias públicas e festas realizadas no final de semana. O Vereador Lucas Canever Librelato comentou os problemas da Rua Adelaide Martins e Coloninha, que estão com as obras de esgoto paralisadas devido a não liberação dos recursos pelo Governo Federal. Embora toda a documentação esteja  em dia, foram os assuntos que pautaram as manifestações.

A participação da Mulher na Política, assunto de um congresso realizado na semana anterior pela ALESC, e comentado pela vereadora Mirele Debiasi. “Nós temos 52% de eleitores mulheres e nem 11% de mulheres eleitas. O que demostra a dificuldade da participação da mulher na política como candidata e dentro dos partidos”, salienta.

Vereadora Mirele Debiasi (PSDB).

O Congresso de Liderança Política Feminina foi realizado com o objetivo de estimular e dar mais visibilidade à participação das mulheres na política. O evento de dois dias abordou o tema representatividade da mulher na política e fundos públicos de financiamento de campanhas femininas. O congresso foi organizado pela Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Uma das grandes preocupações é atrair as mulheres para a política e evitar o que se convencionou chamar de “candidaturas laranja”, ou seja, mulheres que têm seu nome listado como candidatas apenas para preencher a cota mínima obrigatória de 30%. “O laranjal da eleição passada precisa acabar”. As decisões do TSE e dos TREs estão a demonstrar que não há mais espaço para esse tipo de candidatura.

Sobre o assunto alguns colegas teceram comentários e pontuaram as dificuldades da participação feminina na política. “O grande problema está na mulher se filiar a um partido e concorrer a um pleito. Eu acredito que é fundamental a participação da mulher para que tenhamos um equilíbrio na política,” salientou o presidente do Legislativo Hildegart T. Durigon.

O vereador Osvaldo Cruzeta frisa “que acredita que a participação da mulher venha aumentar nas próximas eleições, tendo em vista que algumas mudanças vêm ocorrendo”, comenta.

Acompanhe as manifestações no áudio:

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI PE Nº 0046/2019 – DISPÕE SORE AS DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2020 – LDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0050/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA E       ABRE CREDITO SUPLEMENTAR. – Autor(es): Poder Executivo

Indicação nº. 0087/2019 – Autor(es): Valentim Bardini Sobrinho
” Que o executivo estude uma maneira de instalar proteção nas muretas do Abrigo de Ônibus localizado no Bairro Lomba, uma vez que as crianças enquanto esperam o ônibus ficam brincado nas mesmas, o que poderá ocasionar graves acidentes.”

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-