Com o tema “Perspectivas da atuação farmacêutica no Brasil e a importância das Farmácias Vivas no Sistema Único de Saúde”, iniciou nesta segunda-feira (05/05) a 18ª Semana Acadêmica do curso de Farmácia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). O objetivo do evento é difundir o conhecimento e promover a integração entre a comunidade acadêmica e profissionais da área farmacêutica.
Na primeira noite, a palestra teve o tema “Mercado Farma pela visão de negócios e a representatividade do segmento”, com Marcos “Sabão” Schlickmann, que tem mais de 20 anos de experiência no canal Farma, por meio da Trier Sistemas, 35 anos de experiência na área comercial e de relacionamento, e quatro anos de experiência em comércio exterior. Ele, que é formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Empresarial e formação de extensão em Marketing, tratou dos números do mercado e da sua experiência na área.
Conforme a coordenadora do curso de Farmácia do Unibave, Tamirys Schulz Westphal, a semana acadêmica é especial para refletir sobre a profissão. Em seu discurso, a professora destacou a importância do estudo. “A farmácia é uma ciência em constante transformação. A cada dia surgem novos medicamentos, novas evidências científicas, novas demandas. O profissional que se contenta apenas com o que aprende na graduação corre o risco de se tornar obsoleto”, afirmou. “A educação continuada não é um diferencial, e sim uma necessidade”, completou.
O evento ainda contou com a presença da representante do Conselho Regional de Farmácia, conselheira Bruna Giassi Wesler, que colocou o órgão à disposição dos acadêmicos.
Programação
Na terça, dia 7, o evento continua com a participação da farmacêutica e egressa do Unibave, Ana Carolina Walter Rodrigues, que é responsável técnica pelo programa Farmácia Viva em Santa Rosa de Lima; e a farmacêutica Karen Berenice Denez, consultora técnica da Farmácia Viva de Santa Rosa de Lima.
Logo depois será uma roda de conversa com a participação da Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Santa Rosa de Lima, Jackson Baumann; da responsável pelo plantio e matéria-prima do horto municipal, Edna Bonetti; da secretária de Saúde de Santa Rosa de Lima, da Camila Dutra; da auxiliar de controle de qualidade da Farmácia Viva de Santa Rosa de Lima, Maria Eduarda Loch Dreon. A mediação será da coordenadora do curso de Farmácia do Unibave, Tamirys Schulz Westphal.
Fonte: Ascom/Unibave