Unibave inaugurou na noite de 10 de maio a Incubadora Inventa. A incubadora chega com a missão de dar suporte aos empreendedores no desenvolvimento do seu negócio, no que diz respeito à viabilidade técnica, mercadológica e financeira.
Ela surge com o intuito de contribuir para a cultura empreendedora na comunidade acadêmica, criando condições para que ideias se tornarem oportunidades de negócio, preparando, os acadêmicos para o mercado de trabalho. A incubadora visa promover um conjunto de atividades que estimulam os acadêmicos a desenvolverem projetos e transformá-los em futuros negócios.
O ato inaugural teve início no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, onde aconteceu uma palestra “Empresas Inovadoras”, proferida pelo CEO da GAM Distribuidora, Luís Augusto Aragon Nuernberg, e fala das autoridades. Após o corte da fita inaugural, com visitação à incubadora no Bloco F do Unibave.
Estiveram presentes na ocasião o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Moris Kolh; o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch; o vice-prefeito de Orleans, Mário Coan; e o presidente da CDL de Orleans, Marcelo Dalazen; além de representantes do poder público e entidades da região, acadêmicos e empresários.
Representando o Unibave o reitor, professor Guilherme Valente de Souza; o vice-reitor, professor Luiz De Noni; o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Leonardo de Paula Martins; o pró-reitor de Administração, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Dimas Ailton Rocha; o coordenador do Curso de Sistemas de Informação e da Incubadora Inventa, professor Nacin Miguel Francisco Júnior; e a coordenadora de pesquisa e responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit), professora Ana Paula Bazo.
Com 120 metros quadrados, é composta de espaços de convivência, sala de reuniões, cinco salas privativas e coworking para trabalho integrado e colaborativo, além de recepção e copa equipada e mobiliada. Conta atualmente com três empresas incubadas, das áreas de tecnologia, recursos humanos e treinamentos. Outras duas deverão submeter projeto para ingressarem no espaço.
O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, agradeceu a presença de todos. “Sem dúvida, é um momento marcante para a nossa instituição. Quanto mais pessoas unidas mais inovação e desenvolvimento conseguiremos trazer para Orleans e região”, pontuou.
O coordenador da Inventa, professor Nacim Miguel Francisco Júnior frisou na oportunidade, que a “intenção é alavancar o empreendedorismo na região. Aqui, elas vão receber todo o suporte para depois irem para o mercado de trabalho”.
O prefeito Jorge Koch anunciou que o poder público será parceiro financeiramente. Ele ainda assumiu o compromisso de, em cerca de 90 dias, repassar o valor de R$ 100 mil para ser utilizado no seguimento aos trabalhos”.
Moris Kolh diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado falou sobre o potencial da Incubadora Inventa. “O impacto que dá para um negócio que escala dentro da incubadora é formidável. É sobre estar em Orleans e entorno e permanecer aqui, gerando emprego, renda e oportunidades”, destacou.
A Inventa é um dos componentes da área de Inovação do Unibave, inserida na Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex). Segundo o seu Pró-reitor Dimas Ailton Rocha, a partir da transformação da Instituição em Centro Universitário, em 2006, o Unibave vem participando ativamente de associações com outras instituições de ensino, entidades de apoio à pesquisa e demais formas de angariar fundos que possam auxiliar no desenvolvimento da região, principalmente no quesito inovação. “É o que entendemos como vocação e razão de existir”, disse Dimas.
Em 2008, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Finep – Financiadora de Inovação e Pesquisa, lançou um edital de apoio com o intuito de estruturar as redes estaduais de núcleos de inovação tecnológica. O Unibave passou a buscar alternativas para o desenvolvimento regional sustentável, com o objetivo de implantar na região das Encostas da Serra Geral uma indústria de base tecnológica que suprisse as necessidades exigidas por essa necessidade regional.
Em 2010, a criação dos Núcleos de Pesquisa do Unibave, segundo Dimas, foi a semente de seu futuro Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Seis núcleos de pesquisa e extensão integram os cursos de graduação.
Em 22 de setembro de 2016, por intermédio de um convênio com a prefeitura de Orleans, Associação Comercial e Industrial de Orleans (ACIO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Orleans, foi implantada a Incubadora de Base Tecnológica do Unibave, a Inventa. Iniciaram-se os primeiros contatos com empresas interessadas em se instalar ou em investir nas possibilidades de start-ups.
Em 2020, o Unibave é contemplado por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o que possibilita a remodelagem e estruturação da “Inventa” para ser centro de convergência da inovação na região.