Na última quinta-feira (24/10), o Orleans Tênis Clube foi palco de um jantar especial para celebrar os 50 anos da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), entidade mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Colégio Unibave e Hospital Veterinário Unibave (HVU), junto aos colaboradores. O evento contou com a presença de autoridades locais, estaduais e de reitores das instituições que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE).
“Que nunca percamos o nosso senso de pertencimento institucional, e que continuemos sempre respeitando o próximo, tratando-o como um ser único e não como mais um”, afirmou em seu discurso o reitor Guilherme Valente de Souza.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se os deputados estaduais Mario Motta e Volnei Weber, o prefeito de Urussanga, Jair Nandi, o prefeito de Orleans, Jorge Koch, o prefeito eleito, Fernando Cruzetta, o presidente da câmara de vereadores de Orleans, Gabriel Bianco, e ainda outros representantes do poder legislativo. Também discursaram o vice-reitor Luiz De Noni e os pró-reitores Acadêmico, Leonardo de Paula Martins, e de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha, que falaram em tom de celebração.
A presidente da ACAFE e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância do Unibave para o desenvolvimento regional e para o sistema ACAFE. “O Unibave é uma instituição que muda a vida das pessoas e transforma realidades. É um orgulho para a ACAFE ter o nosso Unibave conosco, congregando as nossas 14 instituições de educação superior. Vida longa a esta grande instituição”, declarou Ceretta.
O cerimonial foi conduzido pela diretora de Cultura, Edina Furlan Rampineli, e pelo coordenador do Centro Tecnológico, Gilberto Bueno da Rosa. Durante o evento, foi relembrado o ato festivo de implantação e a posse da primeira diretoria, que ocorreu no mesmo local, no dia 15 de dezembro de 1974. Na ocasião, o professor Hermínio Antônio da Silva Filho leu o discurso original do então presidente empossado, Padre João Leonir Dall’Alba, que marcou o primeiro convênio com o poder público para a administração do ensino municipal.
Colaboração: Antonio Rozeng/Unibave