O reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Guilherme Valente de Souza, participou nesta sexta-feira (20/02), em Florianópolis, do ato de lançamento da Política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), da Secretaria de Estado da Educação (SED). O Unibave, por meio do Programa Catarinense Técnico (CaTec), oferecerá 105 vagas gratuitas para o curso Técnico em Enfermagem, com turmas nos três períodos. As inscrições iniciam no dia 2, e as aulas começam no dia 30 de março.
O ato, que contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, e da secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, é considerado um importante passo da administração estadual para o fortalecimento do ensino técnico catarinense. Dados da SED apontam que, com a criação do CaTec, houve um aumento de 150% nas matrículas no ensino técnico. A expectativa agora é de que o índice seja ampliado com a oferta de 50 mil novas vagas neste ano, por meio do CaTec+.
EPT
Representantes das redes públicas e privadas de ensino profissional, de associações, federações e conselhos regionais de profissões, juntamente com instituições ligadas ao setor produtivo catarinense, participaram do debate. A política tem por finalidade estabelecer diretrizes para a oferta do ensino técnico alinhado às demandas do mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.
Para o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, foi uma honra ter participado do processo de construção da Política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e estar presente na assinatura do decreto de implantação. “Tudo foi construído e pensado em nível estadual, considerando as demandas locais. O programa deve ampliar a mão de obra especializada, fazendo com que os jovens já saiam do ensino médio qualificados para o mercado de trabalho”, comentou o reitor.
Durante o ato, a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, disse que a política representa um avanço para fortalecer o ensino técnico em todas as regiões do Estado. “É um trabalho construído coletivamente, sob o comando do nosso governador Jorginho Mello, com foco em preparar nossos estudantes para as demandas reais do mercado e garantir que saiam do ensino médio com mais oportunidades e perspectivas de futuro”, ressaltou.
Durante a elaboração da política, diversas temáticas da educação profissional e tecnológica e sua relação com o ensino médio foram debatidas, considerando as formas de oferta, as ações pedagógicas e a formação docente para a construção de um documento que norteará as diretrizes da política.
Técnico em Enfermagem no Unibave
O curso será gratuito, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Programa Catarinense Técnico (CaTec). As inscrições iniciam no dia 2 de março e seguem até o dia 19 de março. Ao todo, serão oferecidas 105 vagas, distribuídas em três turmas de 35 estudantes, nos períodos da manhã, tarde e noite.
A previsão é de que as aulas iniciem no dia 30 de março. O curso terá duração de dois anos, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira. A carga horária total é de 1.800 horas, sendo 1.200 horas em sala de aula e 600 horas de estágio curricular obrigatório.
Conforme a diretora do Centro de Educação Técnica (CETEC) do Unibave, Jaqueline Fortunato, para ingressar no curso é necessário que o estudante esteja matriculado no segundo ano do Ensino Médio da rede estadual, em uma das escolas dos municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Orleans, Lauro Müller ou Urussanga.
As matrículas poderão ser realizadas tanto na Central de Atendimento ao Estudante (CATE) do Unibave, em Orleans, quanto nas próprias escolas estaduais. “O curso será 100% gratuito. O estudante terá direito ao transporte até o Unibave e receberá lanche durante as aulas, oferecido pela instituição”, informa a diretora.
Na próxima semana, será realizada uma nova reunião com as diretoras das escolas estaduais para alinhar o processo de matrículas. “Vamos organizar visitas às escolas e a divulgação junto aos pais”, explica Jaqueline.
Por Antonio Roseng/Assessor de Comunicação/Unibave




























