29 março 2024 - 4:39
- Anúncio -

Siderópolis estuda implantação de roteiro turístico regional

Siderópolis está entre os municípios da região Sul de Santa Catarina que buscam implantar um roteiro turístico regional. Entre os pontos turísticos da cidade, a Barragem do Rio São Bento é destaque. O município também é embelezado pela cachoeira do Bianchini, e ainda, os visitantes podem aproveitar a estadia em pousadas, em meio à natureza, e os restaurantes tradicionais. Na cidade também estão o Instituto Felinos do Aguaí, e o Túnel da Ferrovia Tereza Cristina, estrutura histórica e fonte de muitas lendas de moradores. Há ainda muitos outros locais visitados dentro do município.

O idealizador Thiago Freitas, que é do Departamento de Turismo e Cultura de Siderópolis e também integra o Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec, explica que a tecnologia já está disponível para que seja feito esse roteiro.

“O que precisa é alugar uma plataforma viável, economicamente falando, e os municípios passarem as pautas que eles querem que divulguem, para podermos alimentar o sistema. Na teoria é prático e rápido, o que estamos vendo agora é a questão burocrática”, disse.

Conforme Freitas, a Instância de Governança Encantos do Sul pode proporcionar essa integração entre os 32 municípios, pertencentes a Amrec e Amurel.

“A ideia é ir um pouco para cima sem que saia da nossa mão, que tenhamos o controle de fato e façamos a roda andar. Esse processo já existe em Foz do Iguaçu, no Nordeste; em uma semana você consegue visitar vários lugares e já sai daqui com um roteiro pronto”, conta.

Freitas destacou os empreendedores. “A ideia é trabalhar sempre com os pontos turísticos e com os empreendedores. Agora temos que viabilizar o projeto, porque o projeto digital está pronto, mas ainda falta essa parte que vai alimentá-lo. Os pontos turísticos e empreendedores, é o que vai demandar um pouco de tempo. Isso já foi passado para os municípios. O que tem que fazer agora é correr de fato com a parte governamental. Como vai funcionar? Quanto custa? Estamos vendo qual será o gasto anual disso, e então, veremos como vai ser”, finalizou.

O prefeito Franqui Salvaro estuda a implantação do roteiro turístico na cidade. Nesta quinta-feira, dia 22, o chefe do Poder Executivo apresentou a ideia para a coordenadora Sul/Brasil da Embratur, Julia Zanatta. “O nosso pensamento é ir além, e divulgar nossas belezas naturais para todo o Brasil e assim alavancar o nosso turismo”, disse o prefeito. Zanatta cumpre agenda para conhecer os projetos na região e Siderópolis foi a primeira cidade a ser visitada.

Por Jessica Rosso: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Siderópolis

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-