A atuação do SESI e do SENAI nas regionais Sul e Litoral Sul de Santa Catarina apresenta resultados expressivos em 2025, com impacto direto na educação, na formação profissional e na promoção da saúde dos trabalhadores da indústria. No período, mais de 6,3 mil alunos concluíram cursos nas diversas modalidades ofertadas pelas instituições, evidenciando a abrangência e a capilaridade do trabalho desenvolvido na região.
“Para nós é motivo de grande satisfação podermos chegar a uma marca histórica como essa, com mais de 6 mil alunos concluintes, nas mais diversas modalidades. Isso nos conecta com a certeza de que estamos cumprindo o nosso principal propósito, que é alavancar a produtividade da indústria catarinense, especialmente aqui no sul do estado. Temos atuado fortemente na educação, na saúde, na tecnologia e na inovação, garantindo que a indústria tenha tudo o que precisa para atuar de maneira eficaz no mercado”, destaca o gerente executivo do SESI e SENAI das regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral Neto.
Crescimento em modalidades estratégicas de ensino
Entre os principais avanços registrados em 2025 estão o aumento no número de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Continuada (ECO) nas duas regionais. No Litoral Sul, também houve crescimento nos cursos profissionais e na aprendizagem industrial, ampliando o acesso à formação alinhada às demandas do setor produtivo.
Segundo Valmir, esse movimento está diretamente ligado à ampliação de parcerias e à interiorização da educação oferecida pelo SESI e pelo SENAI. “A EJA e a ECO são modalidades que vão ao encontro de um desejo nosso, que é transbordar a metodologia do SESI para toda a população do Sul do estado. Temos entrado fortemente em parcerias com governos municipais e com as indústrias para levar essa educação de qualidade a diversas cidades, sem depender apenas das nossas unidades físicas, que estão localizadas em Criciúma, Tubarão, Capivari de Baixo e Braço do Norte”, explica.
Ele ressalta ainda a contribuição dessas ações para a educação pública municipal. “Com essas modalidades, conseguimos levar educação de contraturno escolar para as escolas, trabalhando em conjunto com as prefeituras no apoio ao atingimento do IDEB, que é o principal índice de educação dos municípios. Isso traz uma responsabilidade grande, mas também reforça o papel social do SESI”, afirma.
De acordo com Valmir, no caso da EJA, o impacto também é diretamente relacionado à realidade da indústria regional. “Hoje, mais de 30% dos trabalhadores da indústria da nossa região não têm a educação básica completa. A EJA atua diretamente nesse indicador, permitindo que esses alunos concluam o ensino médio e, a partir disso, possam fazer um curso técnico, uma graduação e avançar na sua vida profissional”, completa Valmir.
Educação integrada do infantil à formação profissional
A atuação do SESI e do SENAI em todas as etapas da formação educacional é apontada como um diferencial para os estudantes da região. Para Valmir Cabral Neto, oferecer uma jornada completa amplia as possibilidades de desenvolvimento e inserção no mercado de trabalho.
“O fato de termos todas as modalidades educacionais dentro da nossa rede trazem um grande benefício para o estudante, que podem vivenciar uma metodologia prática, conectada às habilidades do futuro, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até chegar à educação profissional pelo SENAI. Esse aluno tem a oportunidade de fazer escolhas alinhadas ao seu perfil, ao seu desejo e às necessidades do mercado, podendo inclusive seguir até a pós-graduação dentro das nossas instituições”, pontua.
Avanço no atendimento à saúde do trabalhador
Além dos resultados na educação, 2025 também apresentou crescimento no número de trabalhadores da indústria atendidos pelo SESI nas áreas assistencial, de promoção da saúde e de segurança do trabalho. De acordo com Valmir, esse avanço está ligado à percepção das indústrias sobre os impactos do cuidado com a saúde dos colaboradores.
“As indústrias têm percebido cada vez mais a importância de investir na saúde do trabalhador. Colaboradores mais saudáveis tendem a permanecer nas empresas e a produzir melhor. O SESI oferece uma solução completa, que envolve desde a assistência em saúde até ações de promoção da saúde e segurança do trabalho, apoiando diretamente as indústrias nesse cuidado com seus colaboradores”, ressalta.
Balanço das regionais em 2025
Ao fazer um balanço do ano, o gerente executivo avalia 2025 como um período significativo para as duas regionais.
“Entendemos que foi um ano muito importante para aquilo que projetamos para o futuro do SESI e do SENAI. Ampliamos a percepção de valor das indústrias em relação aos serviços oferecidos e temos a convicção de que estamos contribuindo para mudar a vida das pessoas e a realidade de muitas indústrias, seja na formação de mão de obra qualificada, seja nas áreas de tecnologia, inovação e saúde. As avaliações de satisfação e qualidade que recebemos confirmam que estamos no caminho certo”, finaliza Valmir.
Colaboração: Novo Texto Comunicação





























