A 15ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Barriga Verde (SENPEX Unibave) trouxe como tema “Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Para abordar o assunto, o Departamento de Pesquisa e Extensão da instituição convidou, para a palestra de abertura, o professor Daniel Rubens Cenci, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Em sua palestra, o professor falou sobre a crise ambiental, defendeu a ideia de um mundo com recursos finitos e a necessidade de decrescimento para que o planeta suporte as necessidades de 8 bilhões de pessoas. Ele alertou que, se nada mudar, a população mundial pode chegar a 10 bilhões em 30 anos. A palestra completa está disponível no YouTube do Unibave.
O reitor Guilherme Valente de Souza agradeceu aos presentes, aos acadêmicos que acompanharam pela internet e, em especial, à coordenadora de Pesquisa, Ana Paula Bazo, pela organização do evento. “É um momento especial, um momento de compartilhamento de ideias e conhecimento”, afirmou o reitor.
O vice-reitor Luiz De Noni e os pró-reitores Acadêmico, Leonardo de Paula Martins, e de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha, também deram as boas-vindas aos participantes. Leonardo enfatizou a importância de extrapolar o conhecimento além da sala de aula, enquanto Dimas destacou os baixos índices de desigualdade social e os elevados índices de inovação e tecnologia de Santa Catarina.
Conforme a coordenadora de Pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo, a agenda 2030 da ONU representa uma das principais estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável. “O envolvimento ativo de Instituições de Ensino, Empresas, Governo e Sociedade é crucial para atingir essas metas de forma eficaz. É neste sentido que Senpex aborda esse tema envolvendo as ODS”, comentou Ana Paula.
Antes da palestra e das falas das autoridades acadêmicas, a Orquestra do Projeto Sinfonia de Talentos Social da Abadeus foi a atração cultural, executando cinco músicas.
Sobre Daniel Rubens Cenci
Tem pós-doutorado em Geopolítica Ambiental Latino-americana, pela Universidade de Santiago do Chile (2018) (USACH), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), formação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1992), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1989). Professor da UNIJUI nos cursos de graduação em Direito, Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, professor do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da UNIJUI.
Atua na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental em temas como conflitos socioambientais, sociedade sustentável, legislação ambiental, gestão de políticas públicas e desenvolvimento regional Geopolítica Ambiental, Agenda 2030 e os ODS. Coordenador do grupo de pesquisa ‘Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade, Saúde e Sustentabilidade. Pesquisador do Projeto Sistemas Socioambientais, Sociedades Sustentáveis e Interdisciplinaridade e do Projeto COMPARTE/UE – com Universidades de Madrid, Barcelona, Girona e Universidade de Manágua. Atua como Consultor da UN-Habitat desde 2003 em diferentes projetos e países da América Latina. Coordenador da Cátedra Internacional: Pensar de América Latina frente a los ODS, entre UNIJUI – Brasil, UPEC- Equador, UNICOOPERATIVA – Colômbia, UNISONORA – México. Professor do curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade e Integração, na Universidad Gastón Dachary (UGD), em Posadas. Professor colaborador da UNITINERANTE – UFPR/PR – Curitiba. Membro fundador da Associação Latinoamericana de Estudos Fronteiriços (ALEF).
A programação segue nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30, com minicursos, seminários e o Invetec 2024, uma competição acadêmica de empreendedorismo que incentiva a transformação de ideias inovadoras em propostas de negócios.
Colaboração: Antonio Rozeng/Unibave