13 junho 2024 - 9:13
- Anúncio -

Semana ODS na Prática pontua ações realizadas pela cidade de Orleans

Promovendo a “Semana ODS na prática”, Orleans que é cidade pioneira, signatária e premiada com ações em todo o Estado de Santa Catarina e região apresentará dia 27 de maio (segunda-feira) às 19h na Câmara de Vereadores alguns resultados e implantações que o município realizou nos últimos três anos quando implantou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pacto firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU).  Esses resultados também podem ser conferidos por meio do Atlas lançado pelo Movimento Nacional ODS e que está disponível no link: https://linktr.ee/atlasods2030 .  O conteúdo reúne ampla gama de dados que monitoram o progresso da cidade.

Infraestrutura, mobilidade urbana e rural, agricultura, saúde, tecnologia, trabalho constante, bem-estar social, educação, sustentabilidade, social e administração fazem com que a cidade cresça a passos largos e tenha visibilidade maior.  Prova disso, foram atividades realizadas e que renderam premiações à cidade, como por exemplo, campanhas nas redes oficiais da Administração Pública com vídeo exclusivo relatando sobre o movimento ODS; material impresso (folder) disponível às escolas, Prefeitura, estabelecimentos entre outros; ação realizada na Praça Celso Ramos com estande oficial do movimento para que os cidadãos pudessem entender e tirar dúvidas; programas como “É o fim da picada “ com o  uso do produto BTI para diminuir a incidência do mosquito borrachudo; Programa Penso Logo Destino com pontos de entregas voluntárias (PEV) de eletroeletrônicos, lâmpadas e pilhas e baterias; doação de mudas nativas, apresentação do modelo Caxambu, do modelo de fossa séptica e recolhimento de pilhas/baterias e pequenos eletroeletrônicos; Movimento das Mulheres Camponesas de Orleans; Palestra com Especialista Maria Helena Paranhos sobre Infraestrutura e Mobilidade; recebimento do Estudo do Diagnóstico Socioambiental, pela empresa contratada SATC; Conferência Municipal de Assistência Social; participação do 1º Fórum Técnico Ambiental do IMA; participação no Seminário Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistema.  Além disso, Orleans foi a cidade sede do evento “Diálogo com o Comitê do Rio Tubarão e Complexo Lagunar sobre a Gestão e Segurança Hídrica”; realização do plantio da árvore símbolo de Orleans com as escolas municipais; campanha e divulgação da Ave símbolo de Orleans, após votação popular; participação do Workshop Internacional sobre Passivos Ambientais Mineiros; realização do Fórum DEL Orleans, entre outros.

Para relembrar:

No último ano, Orleans conquistou o 2º lugar com o melhor Conselho Municipal de Educação de Santa Catarina, segundo o Tribunal de Contas do Estado (a colocação mostra que dentre os 263 municípios avaliados, Orleans foi destaque obtendo 64 pontos). Além deste, Orleans está em 2º lugar na Saúde entre as cidades da AMREC (Associação Municípios Região Carbonífera) no quesito qualidade; outras premiações merecem destaque, como por exemplo, o Prêmio Prefeito Inovador 2023 (devido a adesão da Plataforma para Simplificação de Serviços Públicos – Orleans Digital); o Reconhecimento 2022 pela  Secretaria de Inovação de Santa Catarina como Prefeito apoiador do ecossistema de  inovação); Prefeito Inovador 2022 (na categoria Implantação de câmeras de videomonitoramento); a Certificação de Orleans como Integrante do Mapa do Turismo do Ministério do Turismo; a Certificação Orleans Destino Sustentável 2023 (mantendo a cidade na premiação e certificação Bronze Green Destinations); o Selo ODS Orleans Signatária com a responsabilidade de caminhar em prol dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável); o Prêmio Cidades Sustentáveis 2023 (categoria Bronze no  Eixo Econômico – cidades pequenas – por acelerar a implementação da Agenda 2030 do Programa Cidades Sustentáveis; o Prêmio Band Cidades Excelentes 2022 (vencedor Estadual na categoria Infraestrutura e mobilidade urbana); outra premiação, desta vez o Prêmio Cidades Resilientes (com os trabalhos da Defesa Civil Municipal); Green Destinations 2022 (concretizando de forma mundial que Orleans é um Destino Sustentável e angariando assim, a premiação na categoria Bronze); Top 100 Green Destinations Sustainability Stories (que reconhece o município entre 100 destinos turísticos do mundo com iniciativas sustentáveis e boas práticas no turismo com o case de Sucesso MOV – Movimento Orleans Viva); Top 100 Melhor história 2022 Green Destinations (com o case de sucesso Museu ao Ar Livre Princesa Isabel) entre outros.

Para o prefeito Jorge Luiz Koch, sustentabilidade é um conceito que abrange ações diversas e integradas. “Orleans investe nas práticas de governança e entende que o progresso econômico não pode caminhar em descompasso com os avanços sociais, com o desenvolvimento humano e com a preservação do meio ambiente. Para atingir nossos objetivos temos um plano de metas claro e transparente para nossas secretarias municipais.  Todo esse trabalho tem obtido resultados importantes, que consolidam boas ideias e projetos em políticas públicas inclusivas, que conquistaram até mesmo o reconhecimento nacional e internacional com premiações importantes para a cidade”, diz Koch.

A comissão ODS de Orleans é composta por Marcos Ricardo Martins (Presidente); Giani Cechinel Loli Fontanella (Vice-Presidente); Thatiane Cordini Fernandes (Coordenadora de Diagnóstico); Ana Carolina Volpato Bussolo (Coordenadora de Indicadores); Juliana Natal (Coordenadora de Relatório) e Debora Legnani (Coordenadora de Engajamento).

Sobre o Movimento ODS SC

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Trata-se de um Movimento de voluntários, apartidário, plural e ecumênico, constituído por pessoas e organizações que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Atualmente conta com uma rede de mais de 500 signatários, em 54 Municípios de Santa Catarina, articulados em 10 comitês e representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. Para saber mais, acesse: https://sc.movimentoods.org.br/

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O documento adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015, “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, é um guia para as ações da comunidade internacional nos próximos anos. E é também um plano de ação para todas as pessoas e o planeta que foi coletivamente criado para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030.

A Agenda 2030 consiste em uma Declaração, em um quadro de resultados – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, em uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, bem como de um roteiro para acompanhamento e revisão. Os ODS são o núcleo da Agenda e deverão ser alcançados até o ano 2030.

Os 17 Objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. São como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável. Nos próximos anos de implementação da Agenda 2030, os ODS e suas metas irão estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Colaboração:  Debora Legnani

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<