12 dezembro 2025 - 10:31
- Anúncio -

SCGÁS Avança no Projeto da Estação de Transferência de Custódia em Siderópolis

Com foco na expansão da infraestrutura de distribuição e na melhoria contínua da oferta de gás natural, a SCGÁS impulsiona o crescimento econômico e a sustentabilidade da região sul do estado.

A SCGÁS segue avançando com as obras de construção da Estação de Transferência de Custódia (ETC) de Siderópolis, um dos pontos-chave do projeto “Redes do Sul”, que visa ampliar a oferta de gás natural na região Sul de Santa Catarina. De acordo com Fernando Margarida, gerente de engenharia da SCGÁS, a obra segue o cronograma estabelecido, com progressos contínuos apesar de ajustes pontuais necessários na elaboração e aprovação dos projetos.

“Esses ajustes de prazos tem sido feitos com vistas a atender às necessidades de compatibilização das novas instalações com a infraestrutura já existente da Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG)”, explica Fernando. Por ser um projeto de grande magnitude, implantado em área em que já existe uma estrutura em operação que é o gasoduto Bolívia – Brasil, todos os critérios de engenharia e requisitos de segurança são continuamente verificados e atestados.

A nova estação terá um impacto significativo na capacidade de oferta de gás para toda a região. Com a entrada em operação da ETC-10, a SCGÁS espera aumentar a confiabilidade e a continuidade do fornecimento de gás natural canalizado em Siderópolis e municípios vizinhos, como Criciúma, Nova Veneza, Morro da Fumaça, entre outros. “Além ser um novo ponto de entrega de gás à região de Siderópolis, o ganho efetivo está na ampliação da capacidade de oferta de gás à toda a região,o que proporcionará uma grande melhoria na estabilidade de todo o do sistema que compõe a malha de gasodutos da região sul de Santa Catarina”, destaca o gerente.

Quanto à capacidade total da estação, a estrutura foi projetada para atingir, no futuro, uma capacidade de escoamento de até 1,8 milhão de metros cúbicos de gás por dia. No entanto, devido à complexidade dos projetos desenvolvidos, a implementação ocorre em etapas. “Todos os projetos em elaboração para este novo ponto de recebimento de gás consideram os requisitos para o escoamento do volume total, mas a expansão será feita em fases”, conclui Fernando Margarida.

Com a finalização do projeto, a SCGÁS consolidará a infraestrutura necessária para atender à crescente demanda da região, especialmente para indústrias, setores comerciais e residencial, garantindo maior segurança operacional, ampliação da capilaridade da rede, entre outros tantos benefícios para a economia local.

Linha do tempo ETC Siderópolis

A implantação da Estação de Transferência de Custódia em Siderópolis teve início com a aquisição do terreno que a abrigaria, processo que foi concluído em 2024 após as tratativas técnicas e comerciais com a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). Essa negociação possibilitou a escolha estratégica da localização, fundamental para garantir a integração da ETC com as malhas de gasodutos existentes na região. A partir daí, a SCGÁS iniciou a elaboração do projeto executivo, que foi cuidadosamente desenvolvido para atender aos rigorosos padrões técnicos e de segurança exigidos. A fase de aprovação dos projetos foi concluída, permitindo que a construção fosse iniciada em total conformidade com as exigências de engenharia e regulatórias.

Ainda em 2024, as obras de infraestrutura começaram, com o foco na construção da estação de transferência e nos ajustes necessários para garantir sua operação integrada com a rede de gasodutos. A SCGÁS tem mantido um compromisso rigoroso com a segurança, considerando a complexidade de trabalhar em uma área já em operação. As obras avançaram de maneira significativa em 2025, com cada etapa do processo sendo meticulosamente planejada para viabilizar a expansão futura da capacidade de recebimento  e de distribuição do gás natural canalizado, de acordo com as demandas da região.

Vanessa Brasiliense Barcelos- Assessoria de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-

Natal 2025