28 março 2024 - 1:23
- Anúncio -

Saúde pautaram as manifestações na tribuna da Casa Legislativa de Orleans

Na pauta de votação da 31ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara de Vereadores de Orleans, dois projetos de lei e quatro indicações.  Entre as indicações a de nº 0074 que solicita a implantação de linha de ônibus para atender comunidade do interior.

A vereadora Mireli Debiasi do PSDB levantou na tribuna questões relacionadas à Saúde do município. “É preciso ver uma forma de acelerar o processo. Nosso município vem investindo muito mais do que a Lei obriga. Não é um problema de recursos. Se nós investimos mais, porque não temos resultados se está se investindo em torno de 23%. E acabamos nos deparando com determinadas situações”, frisa.

A vereadora solicita a presença da secretária da Saúde a Casa para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Sobre o assunto também comentaram os vereadores Udir Pavei (PSD) e o vereador Paulo Canever, também do PSD. Eles teceram comentários cobrando sobre a porcentagem de 23% investidos e a forma de como se está investindo.

O vereador Udir questiona sobre verbas utilizadas em publicidades. Sobre o assunto o presidente do Legislativo comenta que é realizado publicidade institucional e fora disso seria promoção pessoal.  Ele ainda comentou sobre problemas de abrigo de ônibus na Rua Laudi Felisbino.

O vereador Antônio Dias André do MDB, comenta que referido pedido solicitado a cerca de 15 dias ainda não foi possível atender, mas que será realizado. André ainda mencionou na tribuna os trabalhos que estão realizando e as obras em andamento. E compara tempo da atual gestão e frisa que em relação a compra de terreno para indústria também não foi realizada pela gestão anterior, que permaneceu por três mandatos.

O Vereador Valentim Bardini Sobrinho do MDB fez uso da palavra para mencionar sobre a saúde. E solicita a vereadora mais explicações sobre o caso especifico mencionado por ela. Em relação a uma paciente que após fazer uma cirurgia a alguns meses, ainda aguarda retorno. Segundo a vereadora é feito através da regulação e não agendado no consultório conforme comentado pelo mesmo.

Valentin ainda comenta a exemplo da vereadora Edite Z. Righeto sobre a assinatura da ordem de serviço assinado para reforma do Galeano Zomer, onde funciona o ProArt. Ele ainda comenta as obras realizadas no interior em diversas localidades. “Acho que o município trabalha muito. Não vemos ninguém parado”.

O vereador Lucas Gonçalves do PP, também comenta o tema saúde e matéria vinculada por jornal impresso da cidade. Que relaciona as dificuldades enfrentadas pelo tempo de espera. E comenta um novo caso onde não foi possível retorno. Devido ao tempo na fila de espera. Conforme o vereador, a Secretária afirma que existe uma demanda de cerca de 100 consultas, enquanto é possível realizar 50 por mês. E sugere que seja feito um mutirão para que as filas possam ser zeradas a exemplo do realizado em outros municípios.  Ele também menciona  a inclusão de Orleans como Rota do Turismo e menciona instrutura construída no bairro Bussolo, e solicita  informações sobre  quando esta será entregue a comunidade.  Ele encerra comentando que  esteve visitando a comunidade do interior e que as estradas do município por onde passou estão boas.

Na tribuna manifestaram-se alguns vereadores, conforme você pode acompanhar no vídeo em anexo:

Ordem do Dia.

Projeto de LEI PE nº 0044/2019 – cria o Conselho Municipal De Desenvolvimento Econômico – CMDE e institui o Fundo Municipal De Desenvolvimento Econômico – FMDE e dá outras providências. – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0045/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA E     ABRE CREDITO SUPLEMENTAR. – Autor(es): Poder Executivo

Indicação nº. 0074/2019 – Autor(es): Pedro João Orbem
”  Que o Executivo faça a implantação de uma linha de ônibus ida e volta, uma vez por semana para atender os seguintes roteiros: 01 – Três Barras, Curral Falso, Brusque, Rio Laranjeira, Ponte Preta, Orleans; 02 – Orleans, Rio Novo, Rio Carlota, Barracão, Vila Nova, Rio Belo; 03 – Rio das Furnas, Rio Pinheiros Alto, Rio Pinheiros Baixo, Taipa, Orleans.”

Indicação nº. 0075/2019 – Autor(es): Lucas Mattos Gonçalves
“ Que o executivo através da secretariaria de saúde, realize um programa de mutirão para zerar a fila de espera para consultas com especialistas e exames.”

Indicação nº. 0076/2019 – Autor(es): Edite Zomer Righetto
” Que o Executivo faça a restauração dos corrimões da Escadaria que liga as Ruas Barão do Rio com a Aristiliano Ramos, no centro da cidade.”

Indicação nº. 0077/2019 – Autor(es): Hildegart Thessmann Durigon
” Que o Executivo através da Comissão de Trânsito faça a colocação de uma lombada na Rua Antonio da Silva Cascaes, em frente ao Cartório Eleitoral (Ponto de Referência), bem como uma faixa de pedestre elevada, em frente a Maçonaria (apenas referência) na mesma Rua no sentido contrário.”

Indicação nº. 0078/2019 – Autor(es): Mirele Debiasi
“Que o Legislativo faça uma Moção de Aplauso e Reconhecimento a Sra. Nilza Machado Agostinho, a mulher mais idosa do Município com 106 anos de idade.”

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-