Criciúma avança na promoção da saúde e qualidade de vida. Pensando nisso, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o lançamento do Programa Saúde em Cores, com o objetivo de trabalhar ações de conscientização sobre diversas doenças. As cores relacionadas às campanhas de prevenção de cada mês do ano iluminarão o ponto mais alto da cidade: o Mirante Realdo Santos Guglielmi. O ato de lançamento da iniciativa acontecerá na próxima quinta-feira (25), às 18h30, no Mirante Municipal, localizado no Morro Cechinel.
“O Mirante Realdo Santos Guglielmi se tornou um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. Vamos usá-lo, agora, como um farol de conscientização. Além de embelezar a nossa cidade, dando cor ao monumento, o programa servirá como um lembrete constante sobre a importância do cuidado com a saúde, atenção aos sinais e aos desafios que muitos enfrentam”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
A cada mês do ano, serão realizadas ações de educação e saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com o tema. Segundo o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, o conceito é levar informação à população, a partir dos meses temáticos já programados no calendário da Secretaria Municipal de Saúde. O programa foi construído com base no Relatório Epidemiológico do Município, que analisa dados de morbimortalidade.
“Cada mês recebe uma cor em alusão a alguma doença ou problemas, relacionados à prevenção de algum fator de saúde. No primeiro mês do ano, por exemplo, falamos sobre o Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase e tuberculose. Temos, também, o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros. Para reunir todas essas ações, nada melhor do que o Mirante Municipal”, explicou Casagrande.
Janeiro Roxo
Janeiro é o mês de conscientização sobre as doenças infecciosas e transmissíveis hanseníase e tuberculose. A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza abordagens voltadas aos meios digitais durante o mês, dando visibilidade às ações de enfrentamento, como os programas de controle às doenças no município.
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) desenvolve ações de vigilância e assistência aos portadores da doença, como: rastreamento e diagnóstico da tuberculose através da investigação de sintomático respiratório, na população de sua área de abrangência, e o acompanhamento dos casos de tuberculose, por meio da estratégia Tratamento Diretamente Observado (TDO), onde a unidade de saúde acompanha diariamente a tomada da medicação, na residência ou na própria UBS.
O Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH) tem por finalidade acompanhar e tratar todos os casos de hanseníase encaminhados pela rede de assistência. O programa oferece exames, consultas médicas e de enfermagem. São realizados, também, exames de diagnóstico, orientação e acompanhamento do paciente, dos familiares e pessoas expostas à doença.
“Os casos confirmados passam a ser atendidos no programa por uma equipe multidisciplinar, contando com médico e enfermeiro, consultas mensais e variados exames. Todas as UBSs têm capacidade de desenvolver ações básicas de controle”, completou Casagrande.
Sobre as doenças
A hanseníase é uma doença contagiosa que afeta a pele e os nervos. Alguns sintomas recorrentes são: manchas claras ou vermelhas na pele, diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
Já a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões, podendo acometer, ainda, outros órgãos e sistemas. Grande parte dos infectados não demonstram sintomas. Traços que podem auxiliar o diagnostico são: tosse, em alguns casos com sangue, perda de peso, sudorese noturna e febre. Ambas as doenças, possuem tratamento e cura, se descobertas a tempo.
Confira a programação dos demais meses do Programa Saúde em Cores:
Fevereiro Laranja – Conscientização sobre a importância de medidas preventivas às doenças respiratórias.
Março Verde – Importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce das neoplasias e prevenção dos fatores de riscos.
Abril Azul e Vermelho – Importância da prevenção e conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes.
Maio Laranja – Conscientização sobre a importância da prevenção às violências.
Junho Vermelho – Conscientização sobre a importância da doação de sangue.
Julho Amarelo – Importância da conscientização às hepatites virais.
Agosto Dourado – Conscientização sobre a importância e incentivo à amamentação.
Setembro Amarelo – Conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental.
Outubro Rosa – Conscientização sobre a importância da saúde integral da mulher com ênfase no câncer de mama.
Novembro Azul – Conscientização sobre a importância da saúde integral do homem com ênfase no câncer de próstata.
Dezembro Vermelho – Conscientização da HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis.
Colaboração: Eduarda Salazar – Decom