29 março 2024 - 2:22
- Anúncio -

São Ludgero completa 58 anos de história com os setores público e privado trabalhando

São Ludgero completa seus 58 anos de emancipação político-administrativa, amanhã, sexta-feira, 12 de junho, com os setores público e privado, trabalhando. Com base na Lei Complementar 134/2014 o feriado foi antecipado para segunda-feira, 8 de junho. A pandemia do Coronavírus impede que festas e comemorações aconteçam, mesmo assim durante a semana pessoas de forma individual ou através de seus negócios estão manifestando seu amor pela cidade. Uma bela história, que iniciou com 2 mil habitantes e atualmente já conta com mais de 13 mil pessoas, que teve inúmeros desafios superados e vitórias conquistadas e segue seu desenvolvimento, com a força do trabalho de seu povo, cada vez mais responsável, organizada e sustentável. Um município que orgulha sua gente, a região, Santa Catarina e o Brasil.

    Primeiro o nome São Ludgero que é de um santo católico, foi dado pelos imigrantes alemães provenientes da Westfália, na Alemanha, após a colonização da região, liderados pelo padre Guilherme Roer em meados de 1869, à paróquia local. Em 1960 percebeu-se a possibilidade do território buscar a sua emancipação político-administrativa de Braço do Norte, com movimentos políticos favoráveis acontecendo pelo estado de Santa Catarina. Então, na época, Daniel Brüning, após ser derrotado em eleição disputada para o segundo mandato na cidade vizinha, e a área sendo distrito, visualizou a possibilidade de emancipação. Para surpresa de todos não houve rejeição por parte de Braço do Norte, sendo aprovada por unanimidade a resolução nº 22, de 26 de dezembro de 1961 pela Câmara de Vereadores. E em 12 de junho de 1962 através da Lei nº 829, aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi oficialmente criado o município de São Ludgero a margem esquerda do rio Braço do Norte. Como prefeito provisório foi nomeado Turíbio Schmidt que preparou as primeiras eleições para prefeito e vereadores, ocorridas em 7 de outubro de 1962 com Daniel Brüning sendo eleito, juntamente com os primeiros sete vereadores que foram Dalto Bianchini, Henrique Werncke, Werner Schlickmann, Cletus Schlickmann, Mário Adolfo Buss, Martinho Soethe e Isidoro De Pieri, todos empossados em 31 de janeiro de 1963.

     Com a emancipação conquistada, perceberam que a área territorial existente a margem esquerda do Rio Braço do Norte era muito pequena, então, os alemães solicitaram de forma amigável um pedaço de terra da margem direita do rio Braço do Norte, ao município vizinho Orleans, o qual se manifestou contrário num primeiro momento. Então, em segredo, as lideranças de São Ludgero se reuniram e colocaram em prática um plano para ampliar o território. Convenceram lideranças que residiam na margem direita do rio Braço do Norte a lutarem também pela emancipação do município de Orleans. A ação dos alemães teve êxito e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina homologou a resolução nº 120 de 11 de março de 1963, aprovada pela Câmara de Vereadores, de autoria do vereador Lino Philippi, criando o município Colônia através da Lei nº 886 de 14 de junho de 1963. Em 27 de julho do mesmo ano, foi realizada a solenidade de instalação do novo município sendo nomeado Martinho Niehues o prefeito provisório que preparou as futuras eleições que elegeu Antônio Philippi em 6 de outubro com sete vereadores. A posse dos eleitos aconteceu em 25 de novembro. O plano dos alemães seguiu e várias reuniões legislativas foram realizadas tratando da incorporação de Colônia a São Ludgero, sendo colocada em primeira votação em 5 de dezembro do corrente ano, sendo aprovada por cinco vereadores a resolução nº 5, com um ausente e um votando contrário. O trâmite foi concluído no dia 7 de dezembro, data histórica e muito comemorada. Com a anexação São Ludgero passou de 42 quilômetros quadrados de área territorial para 107 quilômetros quadrados.

   O atual prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a história de São Ludgero orgulha e o futuro motiva. “Todas as famílias naturais desta terra e aquelas que escolheram aqui residirem e empreenderem visualizam facilmente os avanços positivos já alcançados, que estamos no caminho certo, todos os segmentos unidos e na mesma direção, rumo a muitas conquistas ainda a serem celebradas e comemoradas”, pontua. Na função de gestor público agradeço a contribuição dada por todos os representantes desde o mandato de seu Turíbio Schmidt, primeiro prefeito provisório de São Ludgero. “Tenho certeza que cada um ia dormir e acordava pensando em realizar ações que viessem ao encontro de melhorias para a cidade e as famílias. Aproveito para agradecer todos os vereadores que passaram pela Câmara de Vereadores e deram sua contribuição positivamente, em especial ao suor do trabalho e a coragem de cada pessoa que fez, faz e continua firme ajudando a construir essa bela história”, ressalta o prefeito Iba. Ele conclui dizendo que são muitos os motivos para comemorar e que a cidade segue seu desenvolvimento, superando os desafios que surgirem. “São Ludgero está fazendo o dever de casa, orgulhando as famílias que aqui residem, a região, Santa Catarina e o Brasil. Somos reconhecidos nacionalmente por termos todas as residências nas áreas urbana e rural com tratamento de esgoto doméstico, pela qualidade educacional, o trabalho realizado na saúde, na infraestrutura estamos fazendo frente nas pavimentações com otimização do dinheiro público, fazendo mais com menos, a gestão municipal é enxuta, o Samae se destaca pelo trabalho técnico e profissional, temos a referencia positiva na distribuição de energia elétrica da Cegero, os avanços conquistados na área social, o empreendedorismo rural e industrial, as conquistas do comércio, a ampliação na área de prestação de serviços, temos o fomento esportivo, a cultura e muito mais. Parabéns a todos que de uma forma ou de outra estão contribuindo para fazermos a cada dia São Ludgero uma cidade melhor. Cada um de nós deve sentir orgulho de fazer parte desta história”.

Bertoldo Kirchner Weber

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-