13 março 2025 - 5:17
- Anúncio -

Samae de Orleans informa reajuste nas tarifas de água e esgoto e os demais serviços

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Orleans, informa que as tarifas de água e esgoto e os demais serviços realizados pela autarquia terão um reajuste de 9,68%. A mudança se dá em virtude da inflação acumulada entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Com isso, o objetivo é a manutenção dos padrões de qualidade e a realização dos investimentos necessários na estrutura existente.

Dessa forma, será possível atender plenamente as necessidades da população ao garantir a continuidade dos serviços. O cálculo foi feito tendo em vista o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de janeiro de 2023 a dezembro de 2024. O último reajuste se deu há quase 2 anos e havia considerado os índices inflacionários dos anos de 2021 e 2022. Com a alteração, a tarifa residencial mínima de água, que representa mais da metade dos consumidores, ficará no valor de R$ 44,58, aumento de R$ 3,93.

A solicitação e os documentos comprobatórios foram enviados pelo SAMAE de Orleans por meio do Ofício nº 07/2025, em fevereiro, à Câmara de Regulação e Fiscalização do Saneamento Básico (CREFISBA) do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM-SUL). Em resposta, foi emitido o parecer técnico e foi feita a publicação, no Diário Oficial dos Municípios, da Resolução nº 196/2025, que autoriza o reajuste. Dessa forma, a alteração terá validade a partir do dia 1º de maio.

A fim de manter a transparência das informações, o SAMAE de Orleans divulgará as tabelas com os novos valores em seu site, por meio do endereço eletrônico https://samaeorleans.sc.gov.br/tarifas/ e também nas faturas.

Confira os dados no link:

PARECER TÉCNICO 03/2025

RESOLUÇAO 196/2025

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<