20 abril 2024 - 3:39
- Anúncio -

Robô Teodor, do Bope, é apresentado aos coronéis da PMSC

O robô antibomba Teodor, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi apresentado aos coronéis da Polícia Militar de Santa Catarina no meio da tarde desta sexta-feira, 8, durante reunião no Quartel do Comando-Geral, em Florianópolis.

Com uma estrutura que pode chegar a dois metros de altura, o equipamento, que pode ser controlado remotamente a um quilômetro de distância do local da intervenção, foi adquirido pelo Governo Federal e cedido à PMSC por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ele vem equipado com câmeras de alta definição capazes de identificar e manusear objetos estranhos com segurança e nas mais diversas situações.

Segundo o major Humberto Porto Mapelli, do Bope, caso as equipes do Comando de Operações de Busca, Resgate e Assaulto (Cobra), que é o grupo especializado para agir em intervenções envolvendo explosivos, detectem algo suspeito, poderão utilizar o robô para acessar o perímetro de risco.  “Assim, evitamos expôr os policiais em situações delicadas. Podemos transportar uma mala,  por exemplo, ou qualquer outro artefato que possa ser um explosivo”, explicou o oficial.

O equipamento também pode ser utilizado em outras situações, como casos envolvendo armas químicas, biológicas ou durante a negociação com alguém que porte uma arma de fogo.  “Além do robô, temos diversos outros equipamentos e acessórios que podem ser acoplados a ele, como brocas e serras”, comentou o major.

Por Cabo Rodrigo Costa – Polícia Militar de Santa Catarina

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-