A cidade de Araranguá enfrenta uma situação preocupante nesta manhã devido ao transbordamento do Rio Araranguá, que registrou 2,6 metros acima do seu nível normal. Desde o início da tarde do domingo, o rio não para de subir, conforme informações da Defesa Civil municipal.
As primeiras famílias foram retiradas pela Defesa Civil, no bairro Barranca. Até o momento, 12 famílias, totalizando 45 pessoas, foram acomodadas no alojamento montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli.
A situação está sendo monitorada continuamente, e as famílias desalojadas estão recebendo alimentação e assistência das Secretarias de Saúde e Assistência Social do município. A Defesa Civil alerta para que as pessoas evitem áreas alagadas e não saiam de casa, além de não realizarem viagens para outros municípios. Um canal aberto próximo à barra, tem ajudado na contenção da elevação do Rio Araranguá, que estava marcando 2,60 metros acima do leito normal no momento da medição na madrugada desta segunda-feira, dia 13, por volta das 3h30.
A administração municipal agiu prontamente, realizando resgates de aproximadamente 10 famílias que vivem às margens do rio. Essas famílias foram encaminhadas para o Ginásio de Esportes Padre Ézil Juli, que servirá como abrigo temporário.
Fonte: Rádio Ararangua