27 outubro 2021 - 6:41

Retorno da iluminação cênica na ponte de Laguna marca início das comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi

No Dia Internacional da Mulher, o governador Carlos Moisés participou de uma homenagem à heroína Anita Garibaldi. O espetáculo “Luzes para Anita em seu Bicentenário” marcou o retorno da iluminação cênica na ponte que leva o nome da catarinense no trecho sul da BR-101, em Laguna. A cerimônia, organizada pela concessionária responsável pela rodovia e pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), deu o pontapé inicial das comemorações dos 200 anos de nascimento da lagunense.

Carlos Moisés destacou que a concessionária CCR Via Costeira passará a manter a iluminação cênica em caráter permanente. Após a inauguração da estrutura, em 2015, houve uma série de problemas para a manutenção do serviço.

O chefe do Executivo estadual também destacou o simbolismo de realizar esse ato no Dia Internacional da Mulher. Segundo o governador, Anita Garibaldi é um ícone de Santa Catarina, do Brasil e também do continente europeu.

“Hoje é um dia importante para comemorar o bicentenário de Anita e, ao mesmo tempo, o retorno da iluminação cênica. É a resolução de um problema histórico. Trata-se de um exemplo prático das concessões e parcerias público-privadas melhorando a vida dos cidadãos”, disse o governador.

A vice-governadora Daniela Reinehr também fez um discurso homenageando Anita Garibaldi, como um exemplo da garra e obstinação da mulher catarinense: “Hoje é um momento muito especial para nós, mulheres. Sinto-me honrada em representá-las nessa noite. É tempo de pensamos em todas as nossas mulheres, desde as anônimas às célebres, mas todas muito aguerridas, assim como o nosso povo catarinense, que faz o diferencial do nosso Estado”.

A solenidade, que não teve presença de público e respeitou os protocolos sanitários contra a Covid-19, também teve a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, do deputado federal Coronel Armando, do prefeito de Laguna, Samir Hamad, entre outras autoridades locais.

FCC e Anita Garibaldi

Também nesta segunda-feira, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lançou um catálogo da Biblioteca Pública de Santa Catarina que reúne diversas matérias e artigos sobre a “heroína de dois mundos”, publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também há materiais do acervo digital da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Para fazer o download do catálogo, basta clicar neste link.

A Comissão Estadual

Criada para organizar as comemorações do bicentenário, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Por Leonardo Gorges: Assessoria de Imprensa / Secretaria Executiva de Comunicação – SECom

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-