16 abril 2024 - 9:52
- Anúncio -

Projeto de Arquitetura que abrange Praça Anita Garibaldi, ganha prêmio estadual

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, lançou um Edital ano passado de Concurso Público de Estímulo à Cultura.
Neste edital, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, um projeto focalizando o patrimônio arquitetônico da praça Anita Garibaldi, foi contemplado com o Prêmio Elisabele Anderle de Estímulo à Cultura.
O projeto intitulado “Elaboração de diretrizes de preservação para o patrimônio edificado e a paisagem da Praça Anita Garibaldi, Urussanga/SC” objetiva o conhecimento do sítio urbano e dos bens tombados a fim de nortear a definição de uma poligonal de proteção e elaboração de uma minuta normativa de preservação, que delimita algumas regras específicas que objetivam a preservação do patrimônio edificado, facilitando assim, a gestão das esferas Municipal e Estadual.
O conjunto de edificações históricas do entorno da Praça Anita Garibaldi é considerado o mais representativo da arquitetura urbana da imigração italiana em Santa Catarina e é protegido pela Fundação Catarinense de Cultura desde 2001.
A proposta visa fornecer subsídios direcionados primeiramente à Diretoria de Patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura, responsável pelos tombamentos individuais no entorno da Praça Anita Garibaldi, para tornar sua gestão eficaz, transparente e em acordo com as políticas de preservação definidas pela instituição.
Em outra escala, a proposta também poderá subsidiar a prefeitura de Urussanga no que lhe cabe como administração municipal.
A proposta pretende contemplar os detentores dos imóveis protegidos, assegurando direitos e aclarando deveres, e sobretudo, os moradores da cidade, para que possam reconhecer-se e guardar este conjunto como referência identitária e motivo de auto-estima.
A criciumense radicada em Florianópolis, Virginia Gomes de Luca, Doutora em Arquitetura e Urbanismo, que é coordenadora e proponente do projeto, enfatiza que para elaborar um projeto desta magnitude está prevista uma série de estudos técnicos tanto na escala urbana quanto do patrimônio edificado, das leis municipais e da motivação do tombamento estadual: “meu interesse pelo patrimônio cultural edificado e pela imigração italiana sempre me mantiveram próxima à Urussanga em toda a minha trajetória acadêmica. Minha principal motivação em propor este estudo é o reconhecimento de que todo este patrimônio ao redor da Praça Anita Garibaldi pode ser vetor de desenvolvimento para Urussanga, que o passado e o futuro podem e devem conviver juntos. É muito simbólico que, 20 anos após a homologação dos tombamentos estaduais dos 18 imóveis no entorno da Praça Anita Garibaldi, uma proposta para valorizar todo esse patrimônio urbano e arquitetônico tenha sido contemplada no principal prêmio da área do patrimônio cultural do estado de Santa Catarina’, relata a arquiteta.
“Este importante Projeto, que consiste na Elaboração de diretrizes de preservação para o patrimônio edificado e a paisagem da nossa histórica Praça Anita Garibaldi, será um importante instrumento de defesa de nossa identidade cultural patrimonial, no sentido que impedirá os usuais excessos no descaso destes, promovidos pela especulação imobiliária, que atende as demandas do capital em consequência dos naturais pressões do crescimento demográfico. Servirá, também, como documento provedor de subsídios legais e fundamentais para a salvaguarda desse patrimônio tombado, auxiliando decisivamente no seu monitoramento, em especial modo a nível municipal, salienta o diretor de Cultura Névton Bortolotto.
O prefeito municipal de Urussanga Gustavo Cancellier pontua que nossa cidade está completando no mês que vem 143 anos de colonização, sendo referência regional na preservação das edificações e da cultura italiana: “este projeto ratifica que temos que continuar a preservar as novas edificações, e assim elevarmos ainda mais nossa cidade como patrimônio arquitetônico no estado” finaliza Cancellier.
Continuidade do Projeto
O projeto tem continuidade durante todo o ano e a previsão de entrega do produto final é para dezembro da poligonal de proteção e a minuta de normativa de preservação, onde delimitada onde algumas regras específicas de preservação dos patrimônios edificados. Posteriormente será encaminhado a prefeitura e a Fundação Catarinense de Cultura para aferição.
Fazem parte também da equipe a arquiteta Aline Figueiredo e o arquiteto João Paulo Schwerz e as estagiárias Amanda Gonçalves da Silva e Maria Fernanda Carvalho Laureano, do curso de Arquitetura da UNESC.
Em virtude da pandemia, o desenvolvimento do projeto, não terá as reuniões e as audiências públicas. Sendo assim, a coordenadora do projeto solicita aos munícipes o feedback do andamento do projeto, com sugestões disponíveis nas redes sociais, nos seguintes endereços.
https://www.facebook.com/urussanga.anderle2020
urussanga.anderle2020@gmail.com
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-