8 setembro 2024 - 11:46
- Anúncio -

Projeto da Prefeitura de Tubarão e Sebrae fomenta comércio local e turismo no bairro Oficinas

Iniciativa inclusive levou empresários e entidades a uma missão em São Paulo

Um dos bairros mais populosos de Tubarão, no Sul catarinense, está passando por transformações. Conhecido como Oficinas, o local possui comércios dos mais variados segmentos, além de diversos pontos turísticos, como o Museu Ferroviário. Desde 2020, o Sebrae/SC e a prefeitura municipal trabalham para desenvolver esses atrativos no bairro, por meio do programa Tubarão é Mais.

O projeto consiste em criar diversas ações na localidade, como a promoção de eventos, um guia de compras, além da construção do place branding do bairro. O termo em Inglês se refere à estratégia de desenvolver a identidade do local, ou seja, transformar Oficinas em uma marca e em um ponto no mapa interessante para ser conhecido e visitado.

Para alcançar esses propósitos, na última semana de novembro, empresários e entidades participaram de uma missão em São Paulo. O objetivo foi conhecer diversos locais na cidade, como a Liberdade, a organização Deny City, o Eataly – um dos maiores centros gastronômicos italianos, o Beco do Batman, o Mercado Municipal, entre outros.

“Com a visita, conseguimos buscar inspirações e integrar o grupo que participa do programa Tubarão é Mais. Também tivemos a oportunidade de conhecer ações e entidades organizadas que nos apoiarão na implementação das estratégias de estruturação do place branding no bairro Oficinais”, conta a analista do Sebrae/SC em Tubarão, Renata Goulart Fernandes.

Ao todo, foram quatro dias de imersão, mais de nove visitas técnicas realizadas e 16 pessoas envolvidas, entre elas o empresário Marcos Fortunato. “Penso que a missão foi um divisor de águas, uma visão de futuro daquilo que podemos fazer no bairro de Oficinas, e torná-lo mais que especial, um bairro encantador. Saímos também convictos de que temos um grande potencial como bairro e como negócios”, afirma.

A empresária Suzane Pedroso também viajou com a equipe a São Paulo. “Nos proporcionou muitos insights, contudo o mais importante foi o trabalho de todos. Essa aproximação nos conduziu a enxergar o quanto é importante a união e a busca por um desenvolvimento coletivo em que todos tenham a oportunidade de crescer cada um no seu negócio e, consequentemente, desenvolver a economia do bairro, município e região”, destaca.

Os ensinamentos da visita também marcaram a corretora de imóveis Virgínia Matos. “Sempre gostei muito de me atualizar. Essa experiência foi muito especial, pois tivemos noção desde uma fachada de loja diferenciada, atendimento especial e vitrines inovadoras a uma aula de organização empresarial. Voltamos todos com as bagagens lotadas de ideias”, diz.

Após a experiência, o sentimento dos organizadores é de missão cumprida. “O feedback dos empresários sobre os aprendizados, a mudança de visão sobre suas próprias potencialidades e do bairro e o ganho de sentimento de grupo valeram todo o esforço”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Tubarão, Giovani Bernardo.

Foco no turismo

Além do fortalecimento do comércio, o programa Tubarão é Mais pretende desenvolver os atrativos turísticos do bairro, como o Museu Ferroviário de Tubarão. O local é mantido pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV), que preserva, pesquisa e comunica o patrimônio cultural ferroviário do Sul catarinense ligado à história e às memórias da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina e seus trabalhadores.

“Essa viagem foi muito importante enquanto profissional e também como representante do museu ferroviário. Sem sobra de dúvidas levarei as inspirações e projetos a longo prazo para serem de alguma forma implantados no museu em Oficinas, beneficiando o maior número de pessoas possíveis”, comenta Joaquim Filho.

Por: Richard Vieira / Partner NZBT Comunicação

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<