27 abril 2025 - 5:04
- Anúncio -

Programa DEL lança nova Câmara Técnica de Ordem Pública em Braço do Norte

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Braço do Norte (DEL-BN) lançou uma nova Câmara Técnica (CT) para contribuir com o crescimento e qualidade de vida do município. Além das CTs Empresarial, de Infraestrutura, Educacional e de Inovação, o DEL agora passa a contar também com a CT de Ordem Pública.

O conselheiro do DEL, Major PM Comandante do 35º BPM, Ivan Cardoso, estará à frente junto com outros técnicos, que unirão esforços para fomentar novas políticas públicas nesta área. De acordo com o comandante, o objetivo é planejar ações que assegurem a segurança pública para o desenvolvimento econômico e indicadores de excelência em Braço do Norte.

“Nosso foco será no aumento da sensação de segurança, na melhoria de índices de criminalidade, no aumento da segurança no trânsito, e no fomento de políticas de prevenção à criminalidade, de proteção à violência doméstica, bem como à criança e ao adolescente, além de aumentar a participação comunitária das políticas de segurança”, explica.

Participam da nova Câmara Técnica de Ordem Pública representantes da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Poder Executivo Municipal (Setor de Trânsito, Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura, Defesa Civil, Secretaria assistência Social), Poder Legislativo Municipal, Conselho de Segurança, Conselho da Comunidade, Conselho Tutelar e Subseção OAB de Braço do Norte.

Prioridades

Conforme o comandante da PM e conselheiro do DEL, a CT de Ordem Pública já iniciou a discussão de alguns projetos que serão prioritários para implantação na cidade. Entre eles estão os projetos Guardião do Vale, que já estava em andamento, revitalização da sinalização de trânsito e projeto de prevenção ao crime através do desenho urbano. “Esperamos conseguir estabelecer estratégias para promover uma interação efetiva entre a sociedade civil e os entes públicos, visando garantir um ambiente de normalidade desejado para a sociedade e para o desenvolvimento de Braço do Norte, visto que estão profundamente interligadas e têm um impacto direto na construção de uma sociedade harmoniosa, segura e próspera.”

Câmaras Técnicas e Conselho do DEL discutem projetos

As Câmaras Técnicas se reuniram nesta quinta-feira (24) para discutir projetos de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da cidade. Entre as pautas das CTs Empresarial, de Infraestrutura, Educacional e de Inovação estiveram ações de mobilidade urbana, contorno viário e projetos voltados para a inovação e educação.

O Conselho do DEL acompanhou os trabalhos realizados pelos técnicos voluntários e destacou o andamento do contorno viário – pauta defendida pela classe empresarial há décadas para melhorar o trânsito e o escoamento de produção na região do Vale.

A reunião foi sediada na Cerbranorte contou com a participação de representantes de entidades e do poder Executivo.

DEL

Um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do crescimento econômico sustentável do município. Esse é o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local, desenvolvido pela Facisc e implantado a partir de 2015, em Braço do Norte.

A ação é promovida pela Acivale em parceria com a prefeitura e com o apoio de mais 14 entidades (lei municipal 3081-A/2016). O objetivo é buscar novas políticas de desenvolvimento econômico no município a curto, médio e longo prazo, que vai ao encontro das demandas elencadas pela sociedade.

Braço do Norte é a pioneira na implantação do DEL e tornou-se referência do modelo no Estado. Hoje o programa conta com cinco câmaras técnicas, formadas por profissionais voluntários distribuídos por assunto. O programa também conta com um Conselho de caráter consultivo e deliberativo formado por membros voluntários de entidades de setores distintos. São mais de 100 voluntários envolvidos.

Colaboração: Assessoria de Imprensa / ACIVALE

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-