18 abril 2024 - 5:33
- Anúncio -

Programa de Controle do Tabagismo realiza encerramento de grupo

Os integrantes de um dos grupos de trabalho do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), coordenado por Solange de Souza Castelini, realizaram nesta quarta-feira (11) as atividades que marcaram o encerramento do período de trabalhos.

Ao todo, foram atendidos pelo programa 110 pacientes este ano, divididos em grupos que realizam acompanhamentos que duram três meses cada. Estes pacientes recebem adesivos de reposição de nicotina e terapia medicamentosa quando existe a indicação e a liberação médica para esta aplicação.

Durante os encontros, os pacientes entendem melhor a natureza da dependência, tanto na questão química quanto na psicológica. Desta forma, o programa trabalha, em um primeiro momento, as mudanças de comportamento que afligem o fumante que, quando percebe determinadas ações que estão associadas ao ato de fumar, torna mais fácil o processo de abandono do vício, por completo.

É comum verificar que muitos dos pacientes que aderem ao programa fumam há décadas, alguns há mais de 40 anos. Existem ainda casos de recebimento de diagnósticos de doenças graves, como o câncer ou patologias cardiovasculares, e estes cenários traz o incentivo necessário para que alguns pacientes procurem ajuda. “O tabagismo tem relação direta com vários tipos de câncer, além do de pulmão, mais tradicional. Somam-se a esta lista o da cavidade oral, de laringe, de faringe, de estômago, de colo do útero, dentre outros”, destaca Solange.

Um outro grupo realiza neste momento acompanhamento pelo programa, e que se estenderá até meados de fevereiro. Quem deseja participar dos grupos deve procurar a recepção da Policlínica Central, deixando o nome e telefone de contato. Ou, ainda, procurar a unidade básica de saúde de seu bairro, caso tenha alguma dificuldade em se dirigir à policlínica.

A Policlínica Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, período em que o interessado pode deixar suas informações para a participação.

ASCOM de Tubarão

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-