domingo, 5 julho 2020 - 12:31

Profissão professor: educadores aliam teoria e prática nos cursos técnicos

Aliar o conteúdo teórico com atividades práticas é fundamental para que os alunos recebam a capacitação adequada em cursos técnicos. Entretanto, realizar estas práticas, quando as aulas são realizadas remotamente, pode parecer uma tarefa impossível. Pensando nisso, professores do curso técnico em Manutenção Automotiva da Satc criaram um projeto que possibilita aos alunos uma aula mais técnica, mesmo que virtualmente.

Um dos idealizadores do projeto foi o professor Gustavo Amboni. Ele leciona a disciplina de Geometria e Balanceamento e costumava realizar visitar técnicas nas aulas presenciais. Como o decreto de distanciamento social não permite este tipo de atividade, surgiu a ideia de realizar as aulas práticas virtualmente. “Nós temos parceria com concessionárias e oficinas mecânicas, então pedimos que os funcionários gravassem, de forma explicativa, os serviços que realizam no dia a dia e estamos mostrando nas aulas”, conta.

Desta forma, segundo o professor, os estudantes têm a possibilidade de conferir como é o passo a passo de atividades, como geometria veicular, balanceamento de rodas e correção de cambagem. “Em muitas destas empresas, temos ex-alunos que exercem cargos, então eles mesmo ajudam a fazer esta parceria acontecer”, informa.  Após a reprodução dos vídeos, os alunos fazem um relatório sobre o que aprenderam, que serve como avaliação.

Outra forma encontrada pelos docentes para viabilizar essas aulas, foi a realização de vídeo chamadas. Segundo o professor Rafael Ugioni, as ‘lives’ acontecem durante as aulas virtuais. “Os alunos entram em um horário estabelecido e podem conferir, ao vivo, mecânicos profissionais realizando práticas que eles aprendem na teoria. É uma aula de conversação e interação, onde os acadêmicos podem usar o chat para fazerem perguntas e tirarem suas dúvidas”, explica.

 

Prontos para o mercado de trabalho

O projeto visa cumprir o propósito dos cursos técnicos da Satc, que é deixar os alunos prontos para o mercado de trabalho. Conforme o coordenador do curso de Manutenção Automotiva, Adelor Costa, estreitar a relação do aluno entre prática e teoria é fundamental.

“O principal objetivo é fazer com o aluno tenha contato com o ambiente onde ele vai trabalhar. Queremos que eles se tornem os melhores profissionais e que sejam capacitados para compreender as novas tecnologias, para que não sejam apenas mais um quando chegarem nas empresas”, ressalta.

Para os alunos, a experiência é enriquecedora. “Minha mente abriu muito sobre o assunto, principalmente na parte de balanceamento, que eu ainda tinha muitas dúvidas. É uma aula legal, diferente e bem interessante”, pontua a aluna Fernanda Fenali. É também uma forma de conhecer procedimentos que nunca tinham visto antes. “Conferimos, através dos vídeos, como que é a realidade em uma oficina e também aprendemos muito sobre alinhamento e balanceamento”, conta Paulo Bussolo, da 3ª fase do técnico.

Assessoria de Imprensa da Satc

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-