Os professores e colaboradores do Colégio Unibave, que atuam na unidade do Centro de Orleans, participaram, na noite desta quinta-feira (31/07), de um treinamento sobre o protocolo “Fugir, Esconder e Lutar” (FEL). A capacitação faz parte das ações preventivas contra possíveis ataques em instituições de ensino.
Ao todo, 27 profissionais participaram do treinamento, que foi ministrado pelo capitão da Polícia Militar, Valdir Cristovão de Oliveira Júnior. Segundo o oficial, o objetivo é preparar os educadores para agir com segurança em situações extremas, mesmo que se espere nunca precisar aplicar o que foi aprendido. “A escola lida com o que há de mais valioso: a vida dos alunos. O treinamento existe para que não seja necessário usar, mas, se for, estarão preparados”, afirmou o capitão.
A diretora do Colégio Unibave, professora Jucinara Teixeira Formanski, reforçou a importância da parceria com a Polícia Militar para garantir um ambiente escolar seguro. “Unimos o trabalho pedagógico a temas fundamentais para a proteção e o cuidado com nossos alunos”, destacou.
Para a coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano, Vanessa Andrade, o momento foi de aprendizado e fortalecimento da equipe. “Foi um treinamento com conteúdos teóricos e práticos sobre a importância da prevenção e da preparação para emergências. Isso reforça a confiança da equipe em agir com eficácia, caso necessário”, comentou.
O técnico de segurança do Unibave, Daniel Goulart, ressaltou que o foco vai além dos protocolos. “Nosso objetivo é criar uma cultura de prevenção e preparo. Quando falamos em proteger vidas, cada segundo conta. Estar pronto para agir faz toda a diferença”, explicou. Ele lembra que, ao longo das últimas semanas, a instituição também realizou outros treinamentos, como o curso de brigadista. “A segurança começa com informação, continua com prática e se sustenta pelo comprometimento de todos”, completou.
Por Antonio Rozeng: Assessor de Comunicação / Unibave