18 maio 2024 - 6:32
- Anúncio -

Procura por vacina contra Gripe está abaixo do esperado em São Ludgero

Com o objetivo de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e o Governo de Santa Catarina que é vacinar contra a Gripe um total de 4.345 pessoas, em São Ludgero o percentual ainda não chegou a 50%. A equipe responsável lembra que a vacina é a melhor estratégia de prevenção e pede para que as pessoas dos grupos prioritários decidam pela imunização. Ontem, quarta-feira, 1º de maio, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação para toda população a partir dos 6 meses de vida e já vale para a população de São Ludgero com base no estoque existente.

Com o objetivo de oportunizar maior facilidade às pessoas para vacinação contra Gripe, agora, indo além dos grupos prioritários, a Secretaria da Saúde de São Ludgero descentralizou a imunização. Além da imunização na Sala de Vacinas, localizada na Unidade de Saúde Sezefredo Philippi (Margem Esquerda), de segunda a sexta-feira, salvo feriados, das 7 às 19 horas, as pessoas também podem ser vacinadas na Unidade de Saúde Ardelir Cardoso Mattei (Encosta do Sol) das 14 às 17 horas.

A vacina contra a Gripe oferecida na rede pública de saúde é a Trivalente. Ela protege contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil, que são a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e o vírus Influenza B.  Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação da Gripe foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999 com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos. A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus. Devido a diferença da sazonalidade em todo o Brasil, neste ano de 2024, o Ministério da Saúde além de antecipação da vacinação implantou a estratégia de realizar em dois momentos, de março a maio nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e na região Norte no segundo semestre.

Saiba quais são os grupos prioritários:

* Crianças de 6 meses a menores de 13 anos de idade;

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

* Profissionais das Forças Armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores Portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

OBS: Desde ontem, quarta-feira, 1º de maio, pessoas acima dos 6 meses de vida podem receber a vacina.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Assessor de Comunicação | Município de São Ludgero

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-