Investimentos considerados importantes que não são essenciais já estão sendo cortados pela Prefeitura de São Ludgero, reflexo da pandemia do Covid-19 com baixa nas receitas. A medida é dura, porém necessária, para manter o sistema público municipal funcionando diante de um futuro incerto com priorização aos atendimentos na área da saúde e social. A decisão foi tomada pelo prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, após reunião realizada com os secretários Léo Füchter, Afonso Boeing, Sirlene Machado Cunha Joaquim, Nilva Schlickmann e equipe contábil/financeira.
Faz parte da lista a paralisação de investimentos com o pagamento de custeio no pagamento de parte dos serviços de máquinas que realizam melhorias dentro das propriedades rurais, as terceirizações diversas a exemplo de máquinas e caminhões que davam suporte a equipe da secretaria de obras nos trabalhos de pavimentações, contratos com profissionais e entidades para desenvolvimento de ações esportivas, capacitações, atividades culturais, apoios, enfim, tudo que estava no planejamento como ações e investimentos importantes que não são considerados essenciais, básicos à população.
O Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, lembra que não existe mágica, o caminho é a priorização. “Ao longo das últimas semanas tomamos e vamos tomar mais atitudes internas para ajustar os atendimentos públicos básicos, nos adequarmos a nova realidade que toda uma sociedade está enfrentando. A Prefeitura de São Ludgero não fabrica dinheiro. As fontes de receitas dependem da movimentação financeira e consumo em geral. Mesmo com o retorno de parte das atividades já estamos sentindo os pesados reflexos negativos nas receitas diante do impacto no faturamento do setor privado e famílias. Vamos otimizar ainda mais, tudo aquilo que for possível”, enfatiza.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, explica que é difícil enxugar algo quando se tem uma gestão enxuta. “Para quem acha que é fácil para um prefeito pegar a caneta e fazer isso, engana-se. Dói e muito no peito”, declara. Ele completa dizendo que a partir de agora nossa prioridade é os atendimentos na saúde e um olhar mais especial no social, trabalhar para seguir com o ano letivo, garantir o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, recolhimento do lixo, continuar com a manutenção básica das estradas gerais ainda de chão batido e alguns serviços considerados emergenciais em propriedades rurais. “Eu e minha equipe de secretários não seremos irresponsáveis colocando em cheque o CNPJ da Prefeitura de São Ludgero. Aproveito para pedir a compreensão das famílias neste momento. Precisamos fazer isso. Trata-se de precaução no caso de necessitarmos um foco ainda maior nos setores da saúde e social”, ressalta. O prefeito finaliza reforçando o compromisso da atual gestão com a coletividade e o dinheiro público. “O decreto de emergência não faz nascer dinheiro de um dia para outro. Todas as nossas decisões acontecem com cautela, segurança e responsabilidade. Falamos pouco, ouvimos bastante e usamos a caneta com zelo ao dinheiro público, transparência e sempre respeitando as pessoas”, conclui.
Entre os esforços relacionados a investimentos, a partir de agora, o de seguir com os trabalhos para concluir as 35 pavimentações no perímetro urbano da cidade, porém, num ritmo bem mais lento com a equipe da secretaria de obras. A pavimentação de acesso a escadaria ao Morro da Cruz, com parceria do Governo Federal, também é outra obra que deve ser concluída. É desejo da Gestão Municipal ainda é concluir a sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um projeto do Governo do Estado, resultando em mais uma economia com a não mais necessidade do pagamento de aluguel. E, ainda, tem a execução da primeira etapa do projeto de revitalização da praça da Igreja Matriz que está com 90% concluída e o município aguardando desde o final de 2018 e repasse da última parcela para finalização dos trabalhos.
Decisões também foram tomadas pela Administração Municipal no sentido de flexibilizar datas de pagamentos a exemplo do prazo com desconto para o IPTU/Coleta de Lixo, de água e coleta e tratamento de esgoto.
Saiba o que permanece, modifica e reduz nas Secretarias Municipais com a baixa nas receitas da Prefeitura:
Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento – Faz a integração de todas as secretarias e mantém os trabalhos, direcionando muitos via telefone, e-mail ou pelo site municipal. Decisões já foram tomadas em relação as flexibilizações de datas como é o caso do IPTU e também em relação ao pagamento de água e esgoto junto ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Não terá muitas alterações em relação aos investimentos e sim, o que é fato, são os impactos negativos nas receitas. Além disso, a partir do dia 20 de abril, para melhorar os atendimentos presenciais mesmo diante da atual situação, o expediente acontecerá das 7 às 17 horas sem fechar ao meio-dia.
Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo – Haverá redução significativa nos serviços, inclusive, terceirizados, especialmente, no que tange suporte nos trabalhos para pavimentações de vias públicas. As manutenções básicas das vias municipais ainda de chão batido continuam. O funcionamento passará a ser das 7 às 13 horas a partir do dia 20 de abril.
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – Haverá cortes em relação aos prestadores de serviços e parcerias existentes com entidades para desenvolvimento de projetos esportivos e culturais, apoios e capacitações. No próximo dia 22 de abril será retomado o ano letivo de forma não presencial. O atendimento administrativo na secretaria também continua sendo feito de forma não presencial. Vários funcionários da área do transporte e setor esportivo estão de férias. Informações ou dúvidas sobre o retorno do ano letivo pelo fone (048) 99964 4846 das 07h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.
Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo – Não haverá alterações na parte de atendimento administrativo, apenas no expediente que passará das 7 às 13 horas a partir do dia 20 de abril. Já em relação ao investimento em subsídios no pagamento de serviços de máquinas e equipamentos para melhorias dentro das propriedades rurais, temporariamente está suspenso.
Secretaria de Saúde – Segue os atendimentos à população e continuará recebendo atenção especial, inclusive, com mais investimento se necessário for diante da pandemia. Entre as ações relacionadas ao Covid-19 foi criada e está funcionando na cidade um Centro de Triagem de segunda a segunda para atender as pessoas com sintomas, o Disque Coronavírus, uma comunicação direta com a comunidade para sanar dúvidas, receber orientações e fazer uma triagem preliminar, bem como foi iniciado e segue a pulverização com dióxido de cloro dissolvido em água nas áreas que possuem maior movimentação de pessoas. Além disso, um forte trabalho de conscientização ao Covid-19, através dos meios de comunicação e redes sociais, é realizado. As Unidades de Saúde continuam funcionando das 7 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, e a Unidade Sanitária Central de Saúde (Pronto), 24 horas por dia, 7 dias por semana. A parte administrativa segue das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.
Secretaria de Assistência Social e Habitação – Seguem normal os atendimentos nos serviços de cadastro único, bolsa família, benefícios eventuais, proteção especial e no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de forma, preferencialmente, à distância realizada por telefone, online ou via whatsapp. Existiu uma divisão de competências para que se consiga atender o aumento da demanda de benefícios eventuais, ocasionado pela pandemia do Covid-19, que resultou ainda na mudança da logística para a retirada de cestas básicas. O expediente é das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.
COLABORAÇÃO: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação