17 setembro 2025 - 11:45
- Anúncio -

Prefeitura de Braço do Norte e Rio do Sul se manifestam sobre a Operação Mensageiro

A Prefeitura de Braço do Norte Divulgou nesta manhã desta terça-feira, dia 19, sobre a sexta fase da Operação Mensageiro, que teve como alvo de busca e apreensão ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul. Até o momento, nenhum nome foi revelado.

No total, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Blumenau, Bombinhas, Braço do Norte, Florianópolis, Gaspar, Imaruí, Imbituba, Laguna e Palhoça.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a ação, realizada pelo Gaeco em parceria com o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), visa apurar crimes contra a administração pública, incluindo corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de capitais.

Conforme o MPSC, as investigações iniciaram em 2022, sob a condução da Sub-procuradoria-Geral de Justiça para Assuntos jurídicos, para reprimir crimes praticados por prefeitos e outros agentes públicos. Nesta fase da operação, o foco está em aprofundar a colheita de provas em diversas regiões do estado, para apurar a atuação de agentes públicos e particulares em esquemas criminosos estruturados.

Conforme a nota da Prefeitura de Braço, as buscas se concentraram em contratos firmados em gestões anteriores. Assim também como em Rio Do Sul onde a investigação refere-se à contratação de empresas prestadoras de serviços de coleta e destinação de lixo, anteriores a 2025

Notas abaixo:

Prefeitura de Braço do Norte

A Prefeitura de Braço do Norte informa que, na data de hoje, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), cumpriu mandado de busca e apreensão relacionado a Operação Mensageiro.

As buscas se concentraram em contratos firmados em gestões anteriores.

Cumprindo seu compromisso com a legalidade e a transparência, a administração colaborou integralmente com a operação, entregando prontamente todos os documentos solicitados pelos agentes. 

Reafirmamos que a Prefeitura de Braço do Norte apoia e confia no trabalho realizado pelos órgãos de controle e investigação, por entender que o fortalecimento da Justiça e da Polícia é fundamental para garantir uma gestão pública ética e responsável.

Seguiremos firmes no propósito de construir uma cidade cada vez mais justa, transparente e voltada ao bem-estar de todos os cidadãos.

 

Nota oficial – Prefeitura de Rio do Sul

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) está no prédio central da Prefeitura de Rio do Sul desde as 6h desta terça-feira (19), para o cumprimento de mandado de busca e apreensão referente à sexta fase da Operação Mensageiro, que investiga contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado.

Em Rio do Sul, a investigação refere-se à contratação de empresas prestadoras de serviços de coleta e destinação de lixo, anteriores a 2025, que não prestam mais serviços para o Executivo Municipal. Esses contratos não foram firmados pela atual gestão da Prefeitura.

Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.

A Prefeitura de Rio do Sul está colaborando com as investigações, fornecendo os documentos solicitados. Todos os serviços públicos municipais funcionam normalmente nesta terça-feira.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-