23 setembro 2021 - 12:43

Porto de Imbituba volta a operar materiais siderúrgicos

O Porto de Imbituba está recebendo o navio HG SINGAPORE, que trouxe da China aproximadamente 33 mil toneladas de bobinas e barras de aço. A operação atende a alta demanda de produtos siderúrgicos pelo mercado interno e é uma solução em relação a capacidade de atendimento portuário em meio a safra de grãos, com filas de navios para atracação que podem chegar aos 30 dias de espera. A última vez que Imbituba recebeu bobinas de aço foi em 2019 e vergalhões em 2016.

A operação está ocorrendo nos 5 porões do navio, que tem bandeira liberiana e 190 metros de comprimento. Cerca de 85% da carga é composta por bobinas de aço galvanizado, aços nobres e planos. O restante são barras e chapas de aço utilizadas principalmente na indústria automobilística.

Os produtos siderúrgicos têm um importante mercado de entrada no Brasil, por meio da estrutura portuária de Santa Catarina. “Temos um Porto com disponibilidade e capacidade de atendimento, com baixo tempo de espera para atracação, o que se tornou um diferencial na atração dessa carga”, destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

O desembarque está ocorrendo de forma conjunta pelos operadores ILP e Simetria Logística, e a Wilson Sons é a responsável pelo agenciamento do navio. De acordo com o diretor da Simetria, Antônio Carlos Bandeira Guimarães Neto, “foi estudada uma solução conjunta entre os operadores para que o navio pudesse ser recebido em Imbituba, criando uma condição favorável para que o Porto entre, de fato, na rota da importação de produtos siderúrgicos”.

A carga que chega a Imbituba atenderá a demanda de mais de 30 clientes de indústrias da Região Sul, além de São Paulo, principal recebedor da mercadoria e grande mercado consumidor no Brasil. Os lotes variam de 50 a 6 mil toneladas por cliente. Com o mercado do aço aquecido e a disponibilidade de atracação, a alternativa por Imbituba garante um recebimento mais rápido dessa carga pelas empresas.

Fonte: Setor de Comunicação Social – SCPAR

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-