26 dezembro 2024 - 3:40

Pescadores de Balneário Rincão concluem curso profissionalizante e recebem certificação

Em ato realizado na última semana, 29 pessoas da Colônia de Pescadores de Balneário Rincão concluíram, com sucesso, o curso de Pescador Profissional e receberam a carteirinha e certificado. A iniciativa foi oferecida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos, Sindicato Rural de Nova Veneza e Colônia de Pescadores.

A cerimônia, que aconteceu na sede da Colônia de Pescadores, marcou a conquista de um importante passo na profissionalização dos pescadores da região.

O curso atende as competências exigidas para a inscrição de Aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1, Aquaviário do 3º Grupo. A metodologia de ensino proposta tem como fundamento a formação por competência, propiciando ao aluno conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem a ampliação de seu aprendizado no dia a dia de sua atividade profissional

O presidente do Sindicato Rural de Nova Veneza, Adilcio Pedro Pazetto, ressaltou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento da pesca na região. “O investimento em cursos como esse é essencial para garantir a segurança, qualidade dos produtos e a preservação do meio ambiente”.

Pescadores de Balneário Rincão concluem curso profissionalizante e recebem certificaçãoTambém estiveram presentes o prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio, o presidente da Colônia de Pescadores, Valmor de Morais, a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Rosa, o capitão Lima que representou a Capitania dos Portos, e o delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Francisco José Siqueira Ferreira.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o curso qualifica o aluno para que, durante um ano, aprofunde conhecimentos, para exercer a função de padrão de embarcações de pesca empregadas na navegação interior e costeira, conforme definido pela Capitania dos Portos. “É uma oportunidade de qualificação para uma profissão com grande demanda no mercado e que necessita de profissionais preparados para atuarem com segurança e eficiência”.

Colaboração: MB Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-